Notícia

Alerta sobre a gravidade da venda via internet de agrotóxicos proibidos


Em outubro, duas operações conjuntas do CREA-RS e o 4º Grupo de Polícia Ambiental da BM em propriedades rurais nas cidades de Vacaria e Tupanciretã . Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS, diante das graves denúncias divulgadas recentemente nos meios de comunicação sobre o comércio de agrotóxicos via internet, especialmente a venda de produtos de comercialização proibida ou banida nos países de origem da empresa produtora, mobilizará os órgãos públicos responsáveis para a tomada de providências efetivas e urgentes de fiscalização, bem como a aplicação de punição severa aos infratores. Além do descumprimento da legislação brasileira, em especial à legislação de agrotóxicos, a venda de produtos proibidos no Brasil coloca em risco a saúde dos consumidores e causa danos ao meio ambiente. É o caso do herbicida Paraquat que está sendo negociado pela internet e que, em caso de intoxicação, não possui antídoto.

De comercialização proibida, esses produtos devem estar entrando de forma clandestina, através das fronteiras e certamente sem a Receita Agronômica, ou seja, sem a responsabilidade técnica do profissional de Agronomia. Segundo a Anvisa, há o registro de um grande número de amostras com resíduos de agrotóxicos não permitidas para uso na cultura vegetal ou a presença de agrotóxicos de comercialização proibida em alimentos in natura.

O CREA-RS irá propor uma união de esforços junto à Secretaria Estadual de Agricultura, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ministério Público, para que seja banido o ingresso no mercado nacional dos agrotóxicos proibidos, principalmente pelos graves danos que pode ocasionar à saúde, ao meio ambiente e à atuação dos profissionais de Agronomia.

Durante fiscalização, flagrante de uma série de irregularidades na utilização e no armazenamento de agrotóxicos

Desde novembro do ano passado, o CREA-RS teve um incremento de 84% na fiscalização de agrotóxicos, 140% em propriedades rurais e de 40% de receituário agronômico, tendo alcançado 10.139 empreendimentos.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: