Valorização profissional é realidade no CREA-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, autarquia federal instituída pela Lei 5.194/66, com aproximadamente 70 mil profissionais, 12.500 empresas e 74 entidades de classe, vem a público esclarecer e repudiar as declarações inverídicas e distorcidas do atual presidente do Senge-RS, em matéria paga e veiculada na data de 18.02.2014, no jornal Zero Hora, e também reiteradas vezes divulgadas anteriormente no site do Sindicato.
O CREA-RS valoriza e respeita o trabalho desempenhado pelos seus colaboradores, em especial dos analistas de processos e assessores técnicos das Câmaras Especializadas que são profissionais Engenheiros, Agrônomos, entre outras categorias de nível superior do Sistema, que entenderam e incorporaram as diretrizes desta gestão, que busca atender às demandas de profissionais, empresas e da sociedade gaúcha.
O CREA-RS é uma das poucas instituições que reconhecem esse esforço com o pagamento de remuneração mínima de 9,5 salários mínimos, ou seja, acima do piso nacional determinado por lei.
Contrariamente às afirmações do presidente do Senge, o CREA-RS, como autarquia federal, atende às limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal e do atual Plano de Cargos e Salários, que não prevê a inclusão do Piso Nacional do Salário Básico por não ter amparo. Dessa forma “estranha a posição do presidente do Senge-RS”, já que não há possibilidade legal de enquadramento em nenhuma letra da matriz salarial no atual Plano de Cargos e Salários do CREA-RS.
Cabe ressaltar, ainda, que a fiscalização do CREA-RS vem atuando na defesa do cumprimento da lei do salário mínimo profissional, inclusive atendendo a todas ações de fiscalização demandadas pelo próprio Senge. Essa ação permanente de fiscalização, dentre outras tantas, tem como resultado a consolidação da valorização dos profissionais que atuam no quadros técnicos das empresas gaúchas.
A atual gestão do CREA-RS afirma, ainda, que determinou, através da Portaria nº 016/2013, a instituição de uma Comissão para elaboração de proposta de um novo plano de Cargos e Salários, com ampla participação dos funcionários, analistas e assessores técnicos, Associação de Funcionários e Inspetores. Acreditamos que essa Comissão, de forma cooperativa e participativa, certamente saberá reconhecer a meritocracia e valorização profissional na reestruturação das carreiras em busca de um CREA-RS mais forte, eficiente e eficaz para aproximar ainda mais os profissionais da sociedade gaúcha.
O CREA-RS reitera seu compromisso com a verdade, a transparência e a luta em favor das mais de 300 categorias profissionais abrangidas pelo Sistema.

Diretoria do CREA-RS

Eng. Civil Luiz Alcides Capoani