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CREA-RS presente na instalação dos Grupos de Trabalho do Confea


Eng. Capoani indicado à coordenação dos GTs na primeira reunião do Colegiado, em fevereiro. Créditos: Arquivo CREA-RS

Atendendo à convocação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, participou do ato de Instalação e 1ª Reunião dos Grupos de Trabalho instituídos pelo Confea 2013/2014, entre os dias 23 e 25 de abril, em Brasília/DF. O presidente do Conselho gaúcho assumiu a coordenação de dois grupos de trabalho: Fiscalização do Exercício Profissional e Manutenção e Infraestrutura em Edificações.

Os GTs tem por objetivo precípuo buscar a unidade de ação preconizada no artigo 24 da Lei 5.194/66, no que se refere ao funcionamento, administração dos conselhos, bem como posicionamento face às questões e os empreendimentos de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia nacionais em defesa da sociedade.

Na tarde desta quarta-feira (23), mais de 100 pessoas, entre profissionais, especialistas, conselheiros e lideranças do Sistema Confea/Crea estiveram presentes na sede do Confea para a reunião de instalação dos grupos de trabalho (GTs). Na ocasião, o presidente do Confea, engenheiro civil Jose Tadeu, destacou a importância desses grupos para subsidiar os debates não só dentro do Sistema, mas para a sociedade em geral. "Esse trabalho representa um marco para o Sistema, pois servirá de subsídio para as políticas públicas, inclusive para os debates entre os presidenciáveis", destacou José Tadeu. 
Diretrizes Regimentais

Durante a reunião de instalação, o geógrafo Otaviano Batista da Superintendência de Integração do Sistema (SIS), repassou aos participantes as diretrizes regimentais que vão nortear os trabalhos. De acordo com o Regimento Interno, o GT poderá ser composto por, no máximo, por cinco integrantes. O regimento determina ainda que o grupo deve se reunir, pelo menos, três vezes ao ano, durante dois dias, preferencialmente na sede do Confea. Ao final dos trabalhos do grupo, que têm prazo de 150 dias e que podem ser prorrogados por no máximo um ano, deverá ser apresentado um relatório conclusivo. Pelo texto, os GTs devem se reportar ao órgão proponente, no caso da maioria dos que foram criados, à Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais).

Os GTs criados e já em funcionamento são Relações Sindicais, Energia, Licitações Públicas, Visto Profissional, Manutenção e Infraestrutura em Edificações, Educação Ambiental, Mobilidade, Debate dos Presidenciáveis, Eleições Nacionais/Eleições do Sistema, Políticas Públicas, Habitação, Regime Empregatício nos Conselhos de Profissões Regulamentadas, Agrimensura, Engenharia Clínica, Normativos, Ordem Econômica, Novos Profissionais, Equidade de Gênero, Saneamento, Segurança Alimentar, Inserção Internacional e Municípios Sustentáveis. 

Antes de encerrar os trabalhos do dia, os integrantes dos GTs participaram da reunião da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia e Arquitetura com o deputado Augusto Coutinho.  Para quinta-feira (24), está prevista a eleição do coordenador adjunto, assim como a definição do plano de trabalho, que inclui objetivos, metas, calendários, cronograma de execução e previsão de recursos financeiros e administrativos. 
Com informações do Confea

 

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