CREA-RS assina termo de utilização do Sistema Eletrônico de Informações do TRF-4

Assinatura ocorreu na sede do TRF-4ª Região, em Porto Alegre. Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS firmou Termo Técnico de Cooperação para a utilização do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A assinatura coletiva para a cessão do SEI foi realizada na sala de reuniões da presidência do TRF4, nesta quarta-feira (23). O presidente do TRF4, desembargador federal Tadaaqui Hirose, o 1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Agr. Juarez Morbini Lopes, e o reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe, assinaram eletronicamente o convênio. A desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa, presidente do TRE-TO, também participou da reunião por meio de videoconferência direto de Palmas.

Para o vice-presidente, a utilização do sistema vai modernizar o CREA-RS e beneficiar muitos profissionais gaúchos da engenharia e da agronomia. “Lidamos rotineiramente com um grande volume de documentos e de processos em papel no Conselho. Agora vamos poder informatizar toda essa parte burocrática, avançando na prestação dos nossos serviços aos trabalhadores da cidade e do campo”, afirmou o Eng. Lopes.

Já o presidente do TRF4 destacou a honra em receber “os novos parceiros do SEI”. “Essa cessão é significativa para nós, pois nos dá a certeza que o sistema tem grande utilidade para as instituições públicas”, declarou Hirose. O magistrado acrescentou que a crescente adesão de órgãos à plataforma de processos eletrônicos administrativos comprova que as entidades estão priorizando a economia de recursos e a produtividade. “É importante continuarmos a utilizar e a desenvolver o SEI de uma forma conjunta”, complementou.

A cerimônia também contou com a presença, por parte do CREA-RS, do assessor da presidência  Eng. Civil Daniel Weindorfer, do gestor de Administração e Finanças, Marcus Feron, da assessora da presidência adv. Bruna Paranhos e do gerente de TI, Cândido Acauan Nery.

O Sistema - O SEI foi totalmente criado e desenvolvido por servidores do TRF4 e é cedido sem custos para outras instituições públicas. O sistema permite transferir toda a gestão de documentos e processos eletrônicos administrativos para um ambiente virtual. Com a ferramenta, a tramitação de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento, é realizada por meio eletrônico. A plataforma já é adotada por mais de 20 instituições brasileiras, além dos Ministérios das Comunicações (MiniCom) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que está implantando-a na administração pública federal, nos estados e municípios, no projeto de processo eletrônico nacional chamado PEN-SEI. Nos próximos dias, o CREA-RS irá receber a versão de testes do Sistema para iniciar o treinamento para implantação.

Com informações da Comunicação do Tribunal Regional Federal - 4ª Região