Câmara Municipal de Erechim homenageia CREA-RS em sessão solene

Edson Dal Lago foi homenageado de forma destacada pelo atual presidente Eng. Civil Luiz Alcides Capoani (direita). Créditos: Arquivo Jornal Boa Vista

A Câmara de Vereadores realizou uma sessão solene na noite da última terça-feira, 17, em homenagem aos 80 anos de fundação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS). A iniciativa foi do vereador Zé da Cruz – PMDB, orador da noite. Uma homenagem especial foi realizada para o arquiteto urbanista Edson Dal Lago, presidente do CREA-RS e que também já foi inspetor-chefe da Inspetoria de Erechim. Direção estadual e regional da entidade homenageada, autoridades civis, políticas, militares e demais entidades representativas da comunidade prestigiaram o ato.
Da tribuna, o vereador Zé da Cruz falou em nome da Casa e demais vereadores, quando ressaltou a importância do CREA-RS para a sociedade gaúcha, há 80 anos fazendo a diferença no desenvolvimento e no crescimento do Estado. Parlamentar aproveitou o clima de Copa do Mundo que envolve a todos e fez uma comparação com a caminhada vitoriosa deste Conselho.
“Estamos falando de vencedores, de ações que fazem a diferença para o nosso país e, portanto, não é diferente o sucesso que já se alcançou pelo CREA-RS nestes 80 anos de história que comemoramos esta noite. Se buscarmos a aproximação entre o CREA e a Copa do Mundo, vamos chegar a um único ponto, a participação de profissionais das diversas áreas de engenharia para desenhar, planejar, acompanhar, e construir estádios, hotéis e toda e qualquer edificação que recebe delegações de todo o mundo. Nesta visão, o profissionalismo e o esporte caminham juntos, seja na obra , como na perfeição do jogo”, disse.
Na maior parte de sua manifestação Zé da Cruz fez um apanhado histórico da entidade, bem como ressaltou seus princípios e a importância da profissão no qual o CREA-RS representa para a sociedade. Em seguida chamou a apresentação de um vídeo institucional produzido pelo CREA-RS, proporcionando aos presentes mais informações sobre a entidade, este completado por depoimentos.

Referência a Edson Dal Lago
Um dos momentos especiais da noite foi quando o vereador Zé da Cruz fez uma referência toda especial a Edson Dal Lago, no final de seu discurso, uma dos profissionais mais destacados e líder da categoria não só em Erechim e região, mas reconhecido no Estado. “Queremos marcar este momento prestando uma homenagem toda especial a um ser humano, um profissional destacado junto à comunidade de Erechim e ao Sistema Confea/Crea”, antecipou.
Em seguida convidou o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, que fez questão de vir a Erechim para receber não só a homenagem do Legislativo, mas também para, em nome do Conselho gaúcho, fazer a entrega de uma placa dedicada especialmente ao Arquiteto e Urbanista Edson Dal Lago, ex-presidente da entidade na gestão 2000/2002, pelos relevantes serviços prestados à instituição e por engrandecer a profissão. Os demais inspetores presentes também receberam um certificado em um outro momento.

Menção Honrosa e agradecimento

Inspetora Eng. Rosane e presidente Eng. Capoani recebem menção honrosa do legislativo

Acompanhado da presidente do Legislativo, vereador Serginho – PT e da vice-prefeita Ana Oliveira, vereador Zé da Cruz fez a entrega da Menção Honrosa concedida pelo Poder Legislativo para o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani e a inspetora-chefe em Erechim, Engenheira Civil Rosane Lemos de Pinho Zanardo. O coral Per Cantare encantou a todos quanto ingressou no plenário logo em seguida, apresentando três belas canções.
O agradecimento ao vereador Zé da Cruz e demais integrantes da Casa Legislativa se deu através das manifestações dos dois representantes da entidade. Tanto Eng. Capoani quanto a Eng. Rosane falaram da importância do reconhecimento deste poder constituído, ressaltaram os princípios da entidade, a pessoa e o profissional Edson Dal Lago, bem como a parceria de todos os colegas de profissão e que ajudam a fazer o dia a dia do CREA-RS.

Fonte: Jornal Boa Vista/Erechim