Notícia

CREA-RS fiscaliza cargos técnicos da Corsan


Em sentido horário: Engenheiro Capoani, Arnaldo Dutra, Tadeu Rodriguez e Marico Greco. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, esteve na manhã desta sexta-feira (27) na sede da Corsan em encontro com o diretor-presidente da Companhia, Eng. Agr. Arnaldo Dutra. O principal tema em debate foi a ocupação dos quadros técnicos das Corsan por profissionais legalmente habilitados. “O CREA-RS tem a obrigação legal da fiscalização do exercício profissional, por isso solicitamos a formação do quadro técnico referente aos cargos que exigem formação específica, assim como as atividades desempenhadas, para análise e possíveis correções”, explicou o presidente do CREA-RS, Eng. Capoani. 

O diretor-presidente da Corsan destacou a atenção que mantém com a área técnica da empresa. “Faço parte do CREA-RS e do Senge e tenho total interesse em que os cargos estejam ocupados por pessoas qualificadas”, afirmou. No entanto, relatou os obstáculos impostos pelo atual déficit de Engenheiros nos quadros da Corsan, que deve realizar concurso público em breve para correção da desconformidade. “Preciso ter profissionais em condições de assumir a função, infelizmente em certas regiões do Estado encontramos dificuldades”, expôs.   

Também presente ao encontro, o gestor de Fiscalização do Conselho, Eng. Quím. e Seg. Trab. Marino Greco, sugeriu o encaminhamento ao CREA-RS da listagem de todos os profissionais em chefias técnicas na Corsan. O conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Industrial, Eng. Mec. Tadeu Ubirajara Moreira Rodriguez, que atua na Companhia, também acompanhou a reunião.  

O Eng. Capoani sugeriu, ainda, a assinatura de convênio para regularização das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) de Cargo e Função de todos os funcionários da Companhia vinculados ao Sistema Confea/Crea. “Podemos disponibilizar uma equipe da Gerência de Acervo Técnico e ART para realizar esse trabalho aqui mesmo na sede da Corsan”, ofereceu o presidente, destacando que assim “toda a atividade fica de acordo com a legislação vigente”. 

Termo de Cooperação - Durante a reunião os representantes do CREA-RS propuseram, ainda, assinatura de Termo de Cooperação entre os órgãos que prevê que a cada nova instalação hidráulica solicitada à Corsan o CREA-RS seja informado e proceda com a devida fiscalização ao local. “A ligação de água é a primeira a ser solicitada em um canteiro de obras, antes mesmo da elétrica”, destacou o presidente Eng. Capoani. Minuta do acordo será encaminhada, também, na próxima semana. 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: