São Luiz Gonzaga comemora os 80 anos do CREA-RS

Para homenagear os 80 anos do Conselho gaúcho, a Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, presidida pelo ver. Reni Rodrigues Lopes, realizou, nesta segunda-feira (28), a entrega do Título de Reconhecimento da Sociedade São-Luizense ao Inspetor-chefe Eng. Agrônomo Luiz Newton Alpe de Moraes.

O CREA-RS mantém inspetoria na cidade de São Luiz, que conta com o trabalho da agente fiscal Marta da Cruz Amaral, com 14 anos de serviço, e a assistente administrativa Rosângela Willms, com 24 anos de serviço. A entidade foi fundada em 1934, e tem como objetivo regulamentar e fiscalizar o exercício das profissões da área tecnológica, caracterizadas pelo interesse social e humano em diversas áreas tais como educação, saúde, transportes, segurança, energia e infraestrutura, gerando melhor qualidade de vida à sociedade.

O presidente da Câmara de Vereadores, Reni Rodrigues Lopes coordenou a homenagem, auxiliado pela secretária da mesa Maria de Lourdes Pereira Matzenbacker. O vice-prefeito, Mario Trindade, representou o executivo durante a homenagem. Também fizeram composição da mesa o inspetor-chefe em São Luiz, Eng. Luiz Newton Alpes de Moraes e o conselheiro da Câmara Civil do CREA-RS Eng. Marcos Vinicius do Prado.

A vereadora Maria de Lourdes realizou pronunciamento em nome do Legislativo. Em sua fala inicial destacou uma frase do escritor Augusto Cury que diz: “É possível destruir um ser humano quando ele sonha para si, mas é impossível destruir seu sonho quando ele sonha para os outros, a não ser que lhe tirem a vida”. Maria afirmou que a razão de existência da entidade por oito décadas é o comprometimento com o bem coletivo, contribuindo e se dedicando ao crescimento e desenvolvimento do Rio Grande do Sul, com mais de 300 profissões regulamentadas na área tecnológica, que abrangem mais de 70 mil profissionais, 12 mil empresas, 70 entidades de classe registradas, 47 inspetorias.

A Inspetoria em São Luiz Gonzaga atualmente atende os municípios de: São Paulo das Missões, Roque Gonzales, Dezesseis de Novembro, Pirapó, São Nicolau, Santo Antônio das Missões, Bossoroca, Rolador. Em breve passará atender também São Pedro do Butiá.

Além de trabalhar em conjunto com instituições de formação superior, o Conselho se expande pelos municípios gaúchos e se faz presente junto a governos, legisladores e a Justiça. A vereadora encerrou seu pronunciamento com o mesmo escritor do início: “Todos os grandes pensadores da história brilharam não pelo excesso de conhecimento na memória, mas por sua capacidade de duvidar, de se abrir ao novo, de percorrer áreas nunca antes pisadas, de expandir sua inventividade”.
Os representantes do CREA-RS, Luiz Newton Alpe de Moraes e Marcos Vinicius do Prado, utilizaram a Tribuna para agradecer a distinção em nome do CREA/RS. O vereador Celestino Stragliotto realizou a entrega do título de reconhecimento da sociedade são-luizense aos engenheiros.

Com informações da Portal Guia São Luiz