Notícia

Reconhecimento que emociona


Eng. Ubirajara Flores (primeiro, à dir.) se sentiu privilegiado de estar representando a família de Wilson Aita. Créditos: Arquivo CREA-RS e Arquivo Confea

A entrega da Medalha e a inscrição no Livro do Mérito são os momentos que mais comovem parentes e amigos dos profissionais homenageados. É uma forma que o Sistema Confea/Crea encontrou para reconhecer a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento tecnológico do País. Para o Engenheiro Civil e advogado Ubirajara Flores, que representou a família do Engenheiro Civil Wilson Aita (1921-2013), com a inscrição dos homenageados póstumos no Livro Láurea ao Mérito 2014, é uma honra “para mim e para toda a cidade de Santa Maria, que conhece o trabalho do Eng. Aita. Ele tinha um grande conhecimento técnico, além de ter sido uma pessoa muito correta e humanitária. Foi meu professor. Ele era muito amigo dos alunos”, contou o Engenheiro. Segundo ele, a homenagem é grandiosa e a família ficará muito feliz, porque é um evento que reúne mais de 3 mil pessoas. 

A Inspetoria de Santa Maria também homenageou o Eng. Aita denominando a Sala dos Agentes Fiscais. Na foto, o Eng. com o presidente Eng. Capoani

Sempre à frente de iniciativas da sociedade santa-mariense, o Engenheiro contribuiu ainda para a criação em 1960 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde foi diretor do Centro Politécnico que, em 1977, se tornou Centro de Tecnologia, sendo seu primeiro decano. O Engenheiro foi homenageado na reinauguração da Inspetoria de Santa Maria, quando denominou a Sala da Fiscalização, presente na época. Apreciador de tecnologias, estudava com seriedade o radioamadorismo. Construiu dezenas de radiotransmissores e deu manutenção nos poucos equipamentos importados no município. 

Medalha ao Mérito – Para uma família de Engenheiro, o reconhecimento do Sistema Confea/Crea é uma emoção à parte. Graduado pela Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em Geological Adminstration pelo Geological Survey Department of the Interior, nos Estados Unidos, Eros Farias Gavronski foi um dos incentivadores do curso de Geologia no Sul do País. O reconhecimento que já existe na Geologia e na Engenharia de Minas em relação ao seu trabalho pioneiro agora está definitivamente documentado para a história com a entrega da Medalha do Mérito.

Foto: Eng. Jorge Dariano recebeu a medalha ao Mérito em nome do pai

Impossibilitado de comparecer, devido à idade avançada, seu filho, o professor doutor Jorge Dariano Gavronski, também Engenheiro de Minas, o representou na cerimônia. “Uma família de Engenheiros como a nossa agradece a homenagem do Sistema Confea/Crea com o meu pai, que teve toda a sua vida dedicada no campo de formação profissional”, explicou.

Eng. Gabronski em pesquisa de cobre em Lavras do Sul na década de 60

“É um reconhecimento de um profissional com mais de 60 anos de trabalho. A área de Engenharia é muito importante na nossa família e ter este reconhecimento o deixou muito gratificado. Ele é Engenheiro de Minas, formado na primeira turma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também lecionou tanto na Engenharia de Minas quanto na Geologia. Foi um dos fundadores do curso de Geologia, nos anos 1950”, afirmou seu filho, que também foi um dos coordenadores da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas do CREA-RS. 

Eng. Gabronski em 2008

A parte que mais emocionou foi o vídeo apresentando os homenageados. Os 24 nomes selecionados para 2014 que receberam as honrarias do Sistema Confea/Crea e Mútua foram escolhidos entre as 99 indicações enviadas pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) e por entidades nacionais à Comissão do Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Há mais de cinco décadas, o Sistema Confea/Crea promove anualmente essa homenagem. Os profissionais gaúchos foram indicados pelo CREA-RS.

Fique por dentro – A Medalha e o Livro do Mérito foram instituídos pela Resolução nº 118 do Confea, em 11 de dezembro de 1958, assinada pelo então presidente, Engenheiro Adolfo Morales de Los Rios Filho. O documento também criou a Comissão do Mérito e estabeleceu a data de 11 de dezembro como o Dia do Engenheiro e do Arquiteto.  Os primeiros agraciados com a Medalha do Mérito foram o presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, o Engenheiro Octávio Marcondes
Ferraz e o arquiteto Lúcio Costa.

As indicações para receber as honrarias são feitas por entidades de classe e passam pela aprovação dos plenários dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) instalados em todas as capitais. Em seguida, os nomes são aprovados no Plenário do Confea. Este ano foram aprovados 24 nomes, sendo 13 para a Medalha e 11 para inscrição no Livro.

Assista ao vídeo de homenagem apresentado na 71ª Soea!

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: