Proamb lança campanha para destinação de resíduos à Central em Pinto Bandeira

Central de Disposição de Resíduos da Proamb. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Fundação Proamb promove neste mês a campanha para a destinação dos resíduos sólidos industriais à Central de Disposição de Resíduos, localizada em Pinto Bandeira.
O aumento da consciência dos efeitos nocivos da destinação inadequada dos resíduos sólidos, somada à legislação cada vez mais exigente e à fiscalização eficiente, tem feito aumentar, ano a ano, o total de resíduos industriais processados no Brasil.
Ao ter como referência do modelo de central de resíduos utilizado na Alemanha, que já possui know-how de mais de 60 anos em lidar com passivos ambientais, a Fundação Proamb garante a seus clientes segurança absoluta quanto a qualquer tipo de acidente ambiental.
A Central da Fundação Proamb opera há mais de 15 anos. Recebe resíduos classe I e classe IIA. Conquistou a Certificação ISO 14001 e tornou-se modelo no Brasil devido à eficácia de seu processo operacional e de controles ambientais, com células triplamente impermeabilizadas, cobertas e fechadas, é o que há de mais moderno e seguro no país.

Responsabilidade compartilhada

Legalmente, o gerador é o responsável pelos seus resíduos e tem obrigação de zelar para que tenham o correto transporte e destinação. Ou seja, não basta apenas contratar o serviço, é preciso ter certeza de que a empresa contratada está, efetivamente, cumprindo com a legislação. Em caso de irregularidades, o gerador é responsável solidário. Por isso, a dica é verificar se a contratada possui alvará de funcionamento e as licenças ambientais necessárias para a tarefa, e, principalmente, procurar comprovar, por meio de documentos, que o trabalho foi realizado, a chamada rastreabilidade.
Cabe à empresa geradora a responsabilidade sobre os resíduos que lança ao meio ambiente. Com o avanço das normas legais e o rigor da fiscalização, simplesmente mandar o resíduo para qualquer aterro não é considerada a melhor solução, com sérias implicações aos responsáveis. Além de autuação e multa pelas autoridades, o desleixo no cuidado com os resíduos da empresa provoca mal estar junto à comunidade e manchas na imagem institucional.

As vantagens de escolher a Fundação Proamb

Eficiência, qualidade e segurança são alguns dos diferenciais da Central de Disposição da Proamb. Além disso, a Fundação possui um rigoroso controle de percolado. Um líquido gerado quando os resíduos apresentam alto teor de umidade ou quando absorveram água da chuva. Esse líquido é altamente tóxico e oferece risco de contaminação do lençol freático. Em sua operação, a Central de Disposição só pode receber resíduos com até 70% de umidade, sem presença de líquido livre. Além disso, para não haver geração de percolado a partir de água da chuva, as células são completamente cobertas.
Qualquer aterro industrial, segundo a legislação vigente, deve monitorar sua área por 20 anos depois de esgotada sua vida útil. Por este motivo, a Fundação Proamb criou um fundo de reserva, cujo valor só poderá ser movimentado para este fim. Além disso, por ser uma Fundação, deve prestar contas ao Ministério Público, o que dá maior credibilidade aos negócios da Proamb.
Para garantir tranquilidade e segurança no processo, Engenheiros da Proamb realizam visitas periódicas ao aterro de acompanhamento às condições de operação. Além disso, há monitoramento das águas subterrâneas através de piezômetros; análises periódicas de classificação e umidade, o que assegura a correta destinação e ao atendimento aos parâmetros da licença ambiental de funcionamento da central. A unidade possui também monitoramento por vídeo 24h/dia, além de completo sistema de proteção contra incêndio composto por sensores eletrônicos de fumaça, hidrantes e alarmes; e células totalmente cobertas.