Notícia

Inspetorias do CREA-RS em debate


Na abertura dos trabalhos, o 2º vice-presidente Eng. Civil e Mec. Alberto Stochero, representou o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani . Créditos: Arquivo CREA-RS

Foi em clima de eleições que os inspetores debateram suas demandas para os próximos anos na 30ª edição do Seminário das Inspetorias. O evento, realizado entre os dias 16 e 18 de outubro, em Bagé definiu os principais desafios e objetivos dos representantes do CREA-RS nas 42 Inspetorias do Interior e na de Porto Alegre. Entre os temas em destaque nos debates esteve a aspectos da legislação profissional pelos Creas e a necessidade de maior representatividade nas eleições do Sistema Confea/Crea e das Inspetorias. Os inspetores puderam ainda conhecer as propostas dos candidatos à presidência do CREA-RS e diretores da Mútua-RS em um debate realizado ao final da tarde do segundo dia do evento (17). 

Com o painel “Discussões de Interesse das Inspetorias” o evento iniciou, sob a condução do coordenador das Inspetorias, Geólogo e Engenheiro de Segurança do Trabalho Pablo Souto Palma. Destacando - através de uma recapitulação das principais propostas de todas as 29 edições do encontro - a necessidade de avanço em busca da solução das demandas que se repetem.  
 Para o coordenador é necessário, ainda, “mudar uma tendência”. “Temos que buscar o debate mais político dos assuntos. Estamos no momento de uma discussão maior e não podemos ser omissos”, afirmou fazendo referência a temas como a possível desvinculação dos profissionais de nível técnico do Sistema.

coordenador das Inspetorias Geólogo e Eng. Seg. do Trabalho, Pablo Souto Palma, e coordenador adjunto Eng. Agrônomo, Walmor Luiz Roesler

Outro debate intenso no Painel foi a baixa participação dos profissionais nas eleições para inspetores. Num cenário de 70 mil profissionais, em média apenas 5% participaram da última eleição das Inspetores, mesmo sendo a eleição online. “O Seminário das Inspetorias tem que se preocupar com isso”, ressaltou Palma. Parabenizou a Inspetoria de Alegrete, que conseguiu angariar 20% dos profissionais registrados na escolha de seus novos inspetores. 

Inspetora -chefe em Santa Maria, Eng. Química e de Seg. do Trabalho Giovana Giehl

Como exemplo, a inspetora-chefe em Santa Maria, Eng. Química e de Seg. Trab. Giovana Giehl, relatou o esforço empenhado que resultou na duplicação do número de votantes, de 90 para 200. “Mas acredito que essa ação deve ser globalizada pelo CREA-RS. Precisamos também mostrar que o Conselho não é apenas um órgão arrecadador e que tem um papel importante na sociedade.”

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: