Notícia

Para especialistas, segurança alimentar não é garantida no País


Encontro contou com a presença de 550 participantes, entre agrônomos, técnicos, estudantes, professores e pessoas ligadas à área agrícola. Créditos: Arquivo CREA-RS

A qualificação constante e a valorização do profissional da Engenharia Agronômica, assim como dos produtores rurais, a melhor utilização do Receituário Agronômico, o monitoramento dos resíduos, a rastreabilidade dos produtos e a efetiva fiscalização e punição de quem comercializa ou utiliza agrotóxicos de maneira irregular. Estes foram alguns dos pontos destacados como essenciais para garantir a segurança alimentar da população brasileira na opinião dos especialistas na área que, nestes dias 12 e 13 de setembro, participaram do I Encontro Gaúcho Agrotóxicos, Receituário Agronômico e Alimento Seguro, promovido pelo CREA-RS, através da Câmara Especializada de Agronomia do órgão. Mais de 500 participantes, entre Engenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas, estudantes e pessoas ligadas à agricultura, lotaram o auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa para assistir aos sete paineis que compuseram os dois dias de programação.
 

O encontro gerou uma Carta de reivindicações e sugestões que foi entregue, na manhã de quinta-feira (13), ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos, Mendes Ribeiro Filho, ao representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Eng. Agr. Marco Pavarino, e aos deputados Marisa Formolo, Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente; e Ernani Polo, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. O documento também será encaminhado ao presidente do Confea, Eng. José Tadeu; ao diretor da Anvisa, Dirceu Barbano; aos secretários estaduais de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Desenvolvimento Rural, Luiz Fernando Mainardi, e da Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan; e ao presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Alexandre Postal.
 

Na abertura do evento, dando as boas-vindas, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, ressaltou que o evento era uma oportunidade para debater com profissionais da área questões relativas ao cumprimento da legislação, para troca de experiências e formulação de propostas, visando respostas para a sociedade sobre a aplicabilidade de agrotóxicos e seus efeitos nos alimentos, na saúde humana e no meio ambiente, receituário agronômico e a importância de monitoramento de seus resíduos nos produtos agrícolas para produção de alimentos seguros, políticas de fiscalização e monitoramento necessário pelos órgãos de controle e o ensino da Agronomia no Brasil. “Encontros como este dão sentido às nossas profissões, mostrando que o Sistema Confea/Crea e fazendo com que nossos propósitos sejam mais conhecidos pela sociedade”, declarou. Agradeceu os organizadores, os conselheiros da Câmara de Agronomia, em especial ao coordenador do evento, Eng. Agrônomo Mauro Cirne.


Já a deputada Marisa Formolo falou aos presentes da aprovação, no dia anterior, pela Comissão de Constituição e Justiça da Alergs, do Projeto de Lei 78/2012, de autoria do deputado Ronaldo Santini, que pretende flexibilizar a legislação de agrotóxicos no Rio Grande do Sul, permitindo que se comercializem no Estado produtos que não tem o uso autorizado em seu país de origem. “A Assembleia deve ser a expressão dos projetos da sociedade e esta casa precisa ser bem vigiada, pois temos aqui dois projetos que favorecem o uso de agrotóxicos”, alertou a deputada referindo-se também ao PL 20/2012, de Gilmar Sossela, que flexibiliza as regras para a comercialização e o armazenamento de agroquímicos no Estado. “Se aprovados isso será um retrocesso incrível no RS, considerado um dos estados mais avançados na luta contra o uso abusivo dos agrotóxicos”.  O repúdio ao PL 78 foi corroborado pelos demais presentes, constando como uma dos itens da Carta do Encontro.
 

O coordenador nacional da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agr. Juarez Morbini Lopes, destacou que a iniciativa do evento se deu em meio às reuniões dos conselheiros da Câmara gaúcha, devido também às polêmicas que o assunto suscita. “Fico muito gratificado em ver a magnitude que o encontro tomou, com este auditório lotado, e que esse debate não acabe aqui, pois este é um tema de extrema importância que não vem sendo tratado com certo descaso”, disse o Engenheiro.     
  

A programação contou com sete paineis técnicos com palestras de profissionais da Emater, Fiocruz, MAPA, Ministério Público, Embrapa, Ufrgs, UFPel, CREA-PR, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Universidade Federal de Viçosa (MG), Unijui, e representantes do Legislativos, Governo Estadual e Governo Federal. A partir da próxima semana o conteúdo das apresentações estará disponível para acesso neste mesmo site.   

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: