Sebrae e Mútua iniciam contatos para parceria em ações de empreendedorismo

Na manhã desta quarta-feira (7), diretores executivos da Mútua estiveram em reunião no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) - cuja sede é na Capital Federal - para iniciarem parcerias em ações de empreendedorismo e inovação, voltadas aos associados da Caixa de Assistência. O presidente da Mútua Paulo Roberto Guimarães e os diretores Jorge Silveira (Benefícios), Júlio Fialkoski (Administrativo) e Marcelo Morais (Tecnologia) foram recebidos pelo gerente adjunto da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Marcus Vinícius Lopes Bezerra.

A parceria se daria em ações conjuntas de capacitação de associados e colaboradores da Mútua, por meio das ferramentas que o Sebrae dispõe, como o “Empretec” (curso que potencializa o comportamento empreendedor), Educação a Distância, palestras e participação em eventos em que a Mútua estiver presente, como a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, o Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua e outros. As duas instituições deverão realizar programas-pilotos em alguns estados, incluindo parcerias com outras entidades, como é o caso da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a qual a Mútua já mantém convênio.

“O objetivo da Mútua é passar para os associados e colaboradores a ideia do empreendedorismo, não só no sentido de abertura de empresas, mas, também, nas atitudes e no comportamento”, declarou o presidente da Mútua. Segundo Guimarães, esta será uma nova forma de apoio e valorização dos profissionais associados.

Para o diretor de Tecnologia da Caixa de Assistência foi dado o primeiro passo. “O momento agora será de ajustes das particularidades de cada estado para, então, passar à formalização da parceria, com a assinatura de convênios ou acordos de cooperação”, disse Morais.

De acordo com Bezerra, do Sebrae, as ações conjuntas são totalmente viáveis e poderão, ainda, auxiliar jovens profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema. “É muito bom ver o empreendedorismo dessa Diretoria da Mútua, ficando clara a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais, mostrando as várias possibilidades para sua carreira”. O gerente disse que para o Sebrae "a parceria é muito boa, pois os profissionais do Crea são diferenciados e já têm um conhecimento robusto advindo das universidades”, frisou.

Também participaram da reunião, pelo Sebrae, Jennifer Miranda, da Unidade de Atendimento Individual, Athos Vinícius Valladares Ribeiro e Paulo Puppin Zandonadi, ambos da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia. Os diretores da Mútua também foram convidados a fazer uma visita às instalações do Sebrae.

GECOM Mútua