Notícia

Primeiras reuniões preparatórias para o 13° CEP acontecem em maio


Créditos: Arquivo CREA-RS

Onze reuniões preparatórias antecederão o 13º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-RS. Os encontros têm como objetivo definir a participação dos delegados que representarão os profissionais gaúchos na 9° edição do Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado entre os dias 2 e 3 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). O objetivo do encontro nacional é aprovar propostas para o Sistema Confea/Crea e Mútua.

Nestes primeiros encontros, denominados Congressos Distritais, serão definidos os delegados que representarão os profissionais de suas regiões no congresso estadual, que ocorrerá no dia 25 de junho, na capital. Cada Congresso Distrital acontece em uma das onze Zonais do CREA-RS, congregando a participação das 44 Inspetorias, que poderão indicar até 8 delegados estaduais (titulares e respectivos suplentes), eleitos na reunião em representação às modalidades das Câmaras Especializadas. 

Durante os eventos, a defesa da Engenharia e da Agronomia será o tema principal dos debates. Serão discutidos ainda a função social e o fortalecimento da engenharia para a sociedade, a capacidade de inovação tecnológica dos profissionais, o mercado de trabalho e a carreira do profissional.

Os delegados eleitos nos eventos preparatórios irão participar do Congresso Estadual de Profissionais, dia 25 de junho, em Porto Alegre (RS).

Os profissionais podem fazer sua inscrição gratuita e por exclusivamente por e-mail junto à Inspetoria sede do evento, conforme a Zonal a qual pertencem. Mais informações em www.crea-rs.org.br

14/05/2016 - Das 9 às 12 horas
Inspetoria de Caxias do Sul/Zonal Serra    caxias.do.sul@crea-rs.org.br  
Inspetoria de Palmeira das Missões/Zonal Alto Uruguai    palmeira.das.missoes@crea-rs.org.br  
Inspetoria de Santa Maria/Zonal Central    santa.maria@crea-rs.org.br  
Inspetoria de Santiago/Zonal Fronteira Oeste    santiago@crea-rs.org.br  


21/05/2016 - Das 9 às 12 horas
Alegrete/Zonal Fronteira Sudoeste     alegrete@crea-rs.org.br  
Erechim/Zonal Planalto    erechim@crea-rs.org.br  
Porto Alegre/Zonal Metropolitana   porto.alegre@crea-rs.org.br  


04/06/2016 - Das 9 às 12 horas
Capão da Canoa/Zonal Litoral    capao.da.canoa@crea-rs.org.br  
Novo Hamburgo/Zonal Sinos    novo.hamburgo@crea-rs.org.br  
Rio Grande/Zonal Sul    rio.grande@crea-rs.org.br  
Santo Ângelo/Zonal Noroeste    santo.angelo@crea-rs.org.br  


13º Congresso Estadual de Profissionais
O que é o Congresso Estadual dos Profissionais
A cada triênio, é realizado o Congresso Estadual de Profissionais, seguido da etapa nacional. Estes eventos oportunizam aos profissionais espaços de discussão para a definição de estratégias, planos e programas de atuação, por meio da proposição de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão.

Tema central e Eixos
O 13º Congresso Estadual de Profissionais terá como tema central “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras”.
Eixos:
I. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade;
II. Tecnologia e Inovação;
III. Carreira e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia 

Como funciona
Esse momento de discussões envolve três eventos sucessivos, que ocorrem em nível de Zonal (abrangendo as Inspetorias), Estadual e Nacional. Neste ano, em sua 9ª edição, o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) também acontece no Paraná, na sequência da Semana Oficial da Engenharia, que será sediada em Foz do Iguaçu.
São os eventos que antecedem o CNP:

Congressos Distritais - Reuniões Preparatórias (Zonais)
No Rio Grande do Sul, os Congressos Distritais acontecem em 11 Zonais, abrangendo as 44 Inspetorias do CREA-RS, no período entre 14 de maio e 04 de junho de 2016. 
O profissional participante tem a oportunidade de manifestar suas demandas e sugestões. As propostas aprovadas nessa primeira etapa são pautadas para a próxima fase, a Reunião Preparatória Estadual. 

CEP - Congresso Estadual de Profissionais
O 13º CEP acontecerá em Porto Alegre, no dia 25 de junho de 2016. Nessa etapa, ocorre a mostra e aprovação das propostas compiladas, que foram enviadas pelos Distritais. As propostas aprovadas no CEP seguem para a última etapa, o Congresso Nacional de Profissionais. 

CNP - Congresso Nacional de Profissionais
É a terceira e última etapa e reúne todas as propostas dos Estados e do Distrito Federal, as quais são submetidas à aprovação pelas delegações dos Conselhos Regionais de todo o País. 
O 9º CNP acontece também em Foz do Iguaçu nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2016, organizado pela Comissão Organizadora Nacional - CON, do CONFEA.

Composição da Comissão Organizadora do CEP- CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-RS

Engenheiro Op.-Eletrôn. Sérgio Boniatti - Coordenador
Engenheiro Civil Ubiratan Oro – Coordenador-Adjunto
Engenheiro Civil Ari Borges do Santos
Engenheira Ambiental Nanci Walter

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: