Notícia

GT Obras e Serviços busca soluções para problemas da engenharia nacional


Sessão plenária nº 1430. Créditos: Arquivo Confea

O plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) aprovou na última sexta-feira (20) a criação do Grupo de Trabalho Obras e Serviços de Engenharia no Brasil: Problemas e Soluções. Proposto pelo presidente José Tadeu da Silva, o grupo terá a atribuição de elaborar estudo, de utilidade pública, sobre os riscos das questões estruturais e conjunturais que envolvem o exercício das engenharias no País. Como resultado, espera-se a propositura de soluções para os atuais problemas, em até 30 dias após a instalação do grupo. “Temos que estudar com agilidade essas questões para dar respostas à sociedade”, alertou o presidente.

Para José Tadeu, o estudo que será realizado pelo grupo servirá de subsídio para que o Confea se posicione tecnicamente quanto aos critérios de planejamento e às especificações de obras, a fim de evitar acidentes como os da Barragem de Mariana (MG) e da ciclovia do Rio de Janeiro.

Em debate no plenário, conselheiros federais apreciaram a iniciativa. O eng. agr. Daniel Salati defendeu que o Confea deve emitir parecer técnico e ser ouvido principalmente pelos órgãos governamentais. O eng. civ. Leonides da Silva Neto avaliou o GT como “um grande serviço que o Conselho irá prestar à sociedade”. Também nesse sentido, o vice-presidente do Confea, eng. agr. Antonio Albério, disse que a iniciativa é relevante e está “alinhada à atividade de fiscalização, um dos principais objetivos do Sistema”.

Integrarão o GT os conselheiros federais eng. agr. Daniel Salati, eng. civ. Paulo Laércio Vieira e eng. civ. Alessandro Machado, além de dois especialistas, que ainda serão definidos.

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: