Notícia

Somar é homenageada no BrazilQualitySummit


Créditos: Arquivo Neiva Mello Comunicação Empresarial

Em São Paulo, após uma tarde de debates com especialista nacionais e internacionais, a mineradora SOMAR – Sociedade Mineradora foi reconhecida pelo Prêmio da BrazilQualitySummit por suas ações e práticas responsáveis na área da gestão de qualidade. Na palestra Qualidade e Inovação: Da melhoria contínua à inovação contínua, Martha Gabriel, referência internacional em  inovação e interatividade, autora de cinco livros, entre eles o bestseller “Marketing na Era Digital, provocou a plateia sobre as habilidades que as empresas precisam desenvolver para inovar. A segunda conferência tratou do tema Gestão da RSE para a Reputação Corporativa: Encontrando oportunidades através das boas práticas e a comunicação efetiva, realizada por Ricardo Voltolini, consultor especialista em sustentabilidade empresarial. 

Em Eu sou a Marca: Tendências e Estratégias no Branding, defendida pelo jornalista Elias Awad, foram apresentadas as tendências praticadas pelas grandes companhias, desde conectar-se emocionalmente e otimizar seus canais de interação, até utilizar as redes sociais para obter um verdadeiro engagement com o consumidor. No módulo Masterminds®, sob a temática Atores de mudança: Construindo uma cultura corporativa responsável, o palestrante motivacional e especialista em desenvolvimento empresarial, Maurício Louzada, deu um show de interação e reflexão sobre a importância da prática da sustentabilidade. 

“Estamos felizes ao ver que a cada ano aumentam o número de empresas comprometidas com a gestão da qualidade e as boas práticas corporativas. Parabenizamos e reconhecemos o esforço de todas estas organizações líderes em seus setores, que com sua constante busca da excelência marcam a pauta em um mercado altamente competitivo e exigente”, disse Daniel Maximilian da Costa, fundador e CEO da Latin American QualityInstitute (LAQI), A instituição tem alianças com organismos governamentais e não governamentais a nível mundial. 

Mais sobre a SOMAR
Na sua história de pioneirismo de mais de 30 anos operando no setor de areia no Rio Grande do Sul, a SOMAR se consolidou como a maior mineradora de areia do Brasil.  Em  2015,  recebeu uma certificação rara no segmento em que atua: a ISO 14001, conferida pelo INMETRO e pela britânica UKAS – United KingdomAccreditation Service, dois importantes carimbos de aprovação internacional das suas políticas, metas e programas de melhores práticas de proteção ambiental. Outra conquista, obtida no mesmo período, foi a ISO 9001, também assinada pelas duas instituições, desta vez com foco na qualidade e transparência do sistema de gestão da empresa.  As certificações foram auditadas pela líder mundial em serviços e auditorias de certificação, a BUREAU VERITAS. 

Ao longo de suas atividades, importante destacar a iniciativa inédita da mineradora de disponibilizar em seu site (www.somarmineradora.com.br) cerca de 100 estudos técnicos sobre as áreas de influência direta e indireta de suas operações desenvolvidos por equipes da SOMAR, consultores e universidades. Entre eles estão estudos de grande relevância ambiental como o de Levantamento da Mata Ciliar, o Monitoramento da Ictiofauna e o Monitoramento da Fauna Pulmonada.

Para manter os padrões de mineração que sempre defendeu, a mineradora mantêm fiscalização permanente, 24 horas por dia, equipe especializada e lanchas cabinadas que percorrem os mais de 20 quilômetros da sua jazida.  Também destaque para as muitas premiações nacionais e internacionais, com ênfase para os três prêmios internacionais da Latin American QualityInstitute e o Selo Verde Chico Mendes de Responsabilidade Socioambiental, respeitado reconhecimento entregue à mineradora em dois anos consecutivos (2014/2015) pelo Instituto Internacional Socioambiental Chico Mendes.

Entre as ações ambientais desenvolvidas pela SOMAR, está o Projeto Elo Verde, uma parceria com o Comitê da Bacia do Baixo Jacuí para o replantio da mata nativa nas regiões ribeirinhas dos 40 municípios que integram a bacia hidrográfica. Na área de educação ambiental, a mineradora desenvolve o Projeto Margens Vivas, um estímulo a conscientização ambiental e ao plantio de mudas nativas em áreas públicas e mata ciliar na região do Rio Jacuí, Charqueadas e São Jerônimo. A iniciativa também já possibilitou a criação do primeiro arboreto didático do país em uma escola, feito pelos alunos do Instituto Estadual de Educação São Jerônimo. Em 2015, doou duas lanchas voadeiras para instituições de grande importância social para a população de cidades banhadas pelo Rio Jacuí e arredores:  o Grupo Escoteiro Jacuí e Bombeiros Voluntários.

Vale realçar que a mineração de areia é considerada um dos setores básicos da economia. É o bem mineral mais consumido no mundo depois da água e fundamental para o setor da construção civil. Escolas, prédios residenciais, estradas, saneamento, pavimentações e edificações industriais, por exemplo, têm importância relevante para o progresso e bem-estar da população. Segundo os especialistas do setor, o consumo de areia e brita é um dos fatores que podem determinar o Índice de Desenvolvimento Humano de um país.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: