Notícia

Pecuária Leiteira será tema de palestra em julho


A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (Apaju) prepara mais uma atividade de formação para seus associados. Desta vez voltará sua atenção para a produção agropecuária, ao ministrar o Seminário "Manejo de Pastos através da gestão dos recursos naturais para geração de renda, tendo como base o conceito de sustentabilidade". A palestra acontece no dia 07 de julho, a partir das 19 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Ijuí. 

O tema será ministrado pelo engenheiro agrônomo José Pacheco, membro da diretoria da Unitec – Cooperativa de Técnicos do Noroeste do Estado do RS, instrutor do Senar-RS e consultor do Programa Juntos para Competir (Senar-RS, Sebrae e Farsul). Entre os tópicos a serem abordados estão o sistema de pastejo “rotatínuo”, a ciclagem de nutrientes, manejo das alturas dos pastos, conforto animal, além de trazer alguns resultados alcançados nas propriedades rurais a partir das iniciativas aplicadas por meio do Programa Juntos para Competir. 

O presidente da Associação, Volney Viau, reforça que se trata de um tema relevante para os engenheiros agrônomos, considerando as características produtivas da região, que tem na pecuária leiteira uma importante atividade econômica. Além dos profissionais associados da associação, o evento também estará aberto para profissionais de outras categorias, como técnicos agrícolas, veterinários e produtores rurais. 

Programa Juntos para Competir 

O Programa é desenvolvido em uma parceria entre o Senar/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Farsul (Federação da Agricultura do Estado do RS) e tem como objetivo organizar e desenvolver as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul, através da capacitação e de uma maior integração do setor, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária, destinando-se para agricultores e trabalhadores rurais. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o Programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. São desenvolvidas ações relativas à tecnologia de produção e industrialização, acesso a mercados e gestão.

Na cadeia da bovinocultura de leite, o programa adota a metodologia do Ministério da Agricultura, chamada PISA (Produção Integrada em Sistemas Agropecuários). Neste sentido, o programa trabalha há seis anos com grupos organizados de produtores no Estado, buscando melhorar a rentabilidade da atividade, através da adoção de tecnologias geradas por dois grupos de pesquisa, sediados em duas Universidades: Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Fonte: Aguatonica- Informação Estratégica (Jornalista - Vilson Wagner)  

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: