Notícia

Presidente do CREA-RS prestigia lançamento de livro técnico


Créditos: Arquivo CREA-RS

O Eng. Civ. Melvis Barrios Junior participou, na noite desta terça-feira (28), do lançamento da quinta edição atualizada do livro do engenheiro e professor Telmo Brentano que trata de Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndio nas Edificações, juntamente com o presidente do SENGE-RS, Alexandre Wollmann, e a diretora do Sindicato Nanci Giuigno. 

Telmo Brentano é formado pela UFRGS, com especialização em Hidrologia Aplicada e Construção Civil. Foi professor das Faculdades de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo da PUCRS desde março de 1980, e da Escola de Engenharia da UFRGS desde 1974. Ministrou aulas também na UCPel, em cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho no RS e SC, e no curso de formação de oficiais bombeiros da Academia de Polícia Militar do RS. Foi conselheiro e coordenador da Câmara de Engenharia Civil do CREA-RS e atualmente é membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da National Fire Protection Association (NFPA), dos Estados Unidos.

A obra apresenta uma abordagem didática, objetiva e simples sobre instalações hidráulicas de combate a incêndios, exclusivamente de sistemas de hidrantes, mangotinhos e chuveiros automáticos (sprinklers). São feitas as exposições dos principais materiais, dispositivos e equipamentos usados nas instalações, bem como, sua forma de utilização, adequado posicionamento, inspeções, testes e manutenção. Também são destacados os cuidados e recomendações sobre detalhes que devem ser considerados no projeto e execução destas instalações, objetivando ainda ajudar na mudança da cultura de segurança em nosso país.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: