Ibape-RS abre turma para curso de avaliação de imóveis

Créditos: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o curso de Avaliação de Imóveis - Teoria E Prática – Nbr 14.653  Inferência Estatística com o uso do Software INFER 32, promovido pelo Ibape-RS. O curso tem por objetivo a formação e capacitação de profissionais peritos avaliadores na prestação de serviços de engenharia de avaliações, para atendimento técnico ao Poder Judiciário e às Instituições Financeiras na elaboração de laudos de avaliação de bens imóveis, através da aplicação dos conceitos da engenharia de avaliações através do uso de ferramenta da Inferência Estatística com auxílio do software INFER 32, para o atendimento às Normas de Avaliação da ABNT – NBR 14.653 – Parte 1 - Avaliação de Bens, Parte 2 - Imóveis Urbanos e Parte 3 - Imóveis Rurais.

Ministrantes: JULIANO GONÇALVES DOS SANTOS: Engenheiro Agrônomo – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-2008). Técnico Agrícola – EAFST–ES. (2000), Engenheiro de Segurança do Trabalho (FEAMIG-2013), Pós-Graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia (PUC-2010), Consultor Técnico do Software INFER 32 - ÁRIA Sistemas de Informática Ltda., Membro do IBAPE/RS, Perito e Avaliador do Poder Judiciário Estadual, da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho. MARCELO SUAREZ SALDANHA: Engenheiro Civil (PUC-1984), Técnico em Agropecuária (UFSM-1978), Pós-Graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias (UFRGS-2001); Membro da Comissão de Estudo das Normas Técnicas CB-02 da ABNT, Coordenador da Norma de Inspeção Predial do IBAPE-Nacional, Presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – IBAPE/RS, Gestão 2010/2014; Vice-Presidente Técnico do IBAPE Nacional, Gestão 2006/2009; Conselheiro da Câmara Especializada da Engenharia Civil do CREA-RS, Gestão 2012/2014; Coautor do Livro Avaliações de Imóveis Rurais – ABNT 14653 – Norma Comentada – Ed. LEUD 2009, Consultor em Engenharia Diagnóstica e de Gestão de Manutenção em Edificações, Perito e Avaliador do Poder Judiciário Estadual e Federal.

Conteúdo Programático:

Distribuição das Variáveis não transformadas
Dispersão dos Elementos
Dispersão em Torno da Média
Tabela de Valores Estimados x Observados (Gráficos)
Modelo de Regressão
Correlação do Modelo
Análise de Variância
Correlações Parciais
Significância dos Regressores Bicaudal
Presença de Outliers (Gráfico)
Reta de Normalidade
Estimativa x Amostra
Formação dos Valores
Intervalo de Confiança
Gráfico de valor Unitário x Área e Outros
Validação do Modelo de Regressão Linear Múltipla

4.    Laudos de Avaliação e de Pericia
Modelo de Laudo de Avaliação
Casos Práticos: Exercícios de Análise Estatística no INFER 32.

Metodologia: O curso abordará os conceitos a partir de casos práticos de avaliações de imóveis, com aplicação da inferência estatística com o uso do Software INFER 32, em atendimento às NBRs 14.653 – Partes 1, 2 e 3, recentemente revisadas pela Comissão de Estudos CB-02 da ABNT.

Requisito: os participantes deveram levar notebook, pois o curso é essencialmente prático, e será fornecido o sistema educacional para os alunos, com o passo a passo para a instalação do programa.

Carga Horária: Vinte (20) horas-aula em cinco (5) turnos de 4 horas-aula, com encontros na quarta-feira, dia 17/08, quinta-feira, dia 18/08, e sexta-feira, dia 19/08, entre as 18h30min e 22h10min, e no sábado, dia 20/08, das 8:30hs às 12h10min, e das 13h30min às 17:10hs.

Local: Porto Alegre/RS – Hotel Master Perimetral (a confirmar)

Material didático incluso: Apostila impressa, caneta, bolsa, bloco de anotação (não está incluído o programa INFER 32)

Inscrições: site: www.ibape-rs.org.br, E-mail: curso@ibape-rs.org.br, Fixo (51) 3226-5844, Celular (51) 8129-4557

Investimento: R$ 920,00 – podendo ser parcelado no PagSeguro e no cartão de crédito Visa/Master.

Apoio: CREA-RS, MÚTUA-RS e SENGE-RS