Notícia

Primeira Sistematização produzirá as Propostas Nacionais Sistematizadas (PNS)


O evento tem como objetivo categorizar as 439 propostas recebidas dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs). Créditos: Arquivo Confea

Teve início nesta quinta-feira (21) a “Primeira etapa Sistematização Nacional das Propostas Estaduais do 9º Congresso Nacional de Profissionais”, em Águas de Lindoia (SP). O evento tem como objetivo categorizar as 439 propostas recebidas dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs).

Durante abertura do evento, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. José Tadeu da Silva, falou da importante missão do trabalho a ser desenvolvido em Águas de Lindoia. “Temos de sair do CNP com uma proposta para o país, demonstrando para a sociedade que estamos preocupados com a defesa da engenharia e da agronomia, que são essenciais para o desenvolvimento do Brasil”. Antes de encerrar seu discurso, o presidente Tadeu lembrou que em 1993 foi realizado o primeiro CNP em Águas de Lindoia. “E agora temos a oportunidade de estar aqui de novo para sistematizar as propostas para a nona edição do Congresso”, recordou.

O superintendente de Integração do Sistema, eng. civ. José Gilberto Campos, explicou a metodologia do Congresso. “Foram realizados eventos locais, microrregionais, estaduais para chegarmos a essas 439 propostas. Agora temos de sistematizar esse conteúdo de acordo com os eixos temáticos do CNP”, explicou o superintendente. A partir da Sistematização, as propostas estaduais sofrerão novo processo de categorização do qual resultarão em torno de 60 Propostas Nacionais Sistematizadas (PNS) a serem apreciadas em Foz do Iguaçu (PR) de 01 a 03 de setembro.

O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas Entidades Nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Sobre a Sistematização
Desde abril, os Regionais têm promovido os Ceps, que são os eventos preparatórios para o CNP. Os Ceps representam a mobilização dos profissionais em seus estados e que o número de propostas – centenas – foi reduzido até 20 por unidade da federação. Durante a realização dos 27 congressos estaduais, foram aprovadas 439 propostas estaduais que foram recebidas pela Comissão Organizadora Nacional. 

De acordo com o secretário do CNP, Edgar Platino Bacelar, a sistematização é uma fase fundamental do processo. “É nela que serão preparados os documentos - Propostas Nacionais Sistematizadas (PNS) - a serem apreciadas na primeira etapa do 9º CNP. Por isso, embora a sistematização seja de competência da Comissão Organizadora Nacional, o Confea decidiu envolver os Coordenadores das Comissões Organizadoras Regionais (COR)”, esclarece Bacelar.

Fonte: Confea 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: