Propostas do Congressos Estaduais de Profissionais são sistematizadas

Engenheiro Op.-Eletrôn. Sérgio Boniatti, do CREA-RS . Créditos: Arquivo Confea

Na última semana, entre os dias 21 e 22, ocorreu a “Primeira etapa Sistematização Nacional das Propostas Estaduais do 9º Congresso Nacional de Profissionais”, em Águas de Lindoia (SP). O evento teve como objetivo categorizar as 439 propostas recebidas dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs). Representou o CREA-RS, o coordenador do Congresso Estadual Profissionais do RS (CEP-RS), o Engenheiro Op.-Eletrôn. Sérgio Boniatti. As reuniões estaduais, geraram 439 propostas em todo o Brasil. Com a sistematização essas forma condensou em 80 propostas, que serão levadas à discussão e aprovação ou não, no Congresso Nacional de Profissionais, pelos delegados eleitos em todos os estados do Brasil.

“O processo de sistematização das propostas ao CNP, do qual participei, realmente é de fundamental importância para que se possibilite um resultado fundamentado no Congresso, e que se obtenham propostas aprovadas que efetivamente sejam o anseio de toda a categoria profissional”, destacou o Engenheiro.

Durante abertura do evento, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. José Tadeu da Silva, falou da importante missão do trabalho desenvolvido em Águas de Lindoia. “Temos de sair do CNP com uma proposta para o país, demonstrando para a sociedade que estamos preocupados com a defesa da engenharia e da agronomia, que são essenciais para o desenvolvimento do Brasil”. Antes de encerrar seu discurso, o presidente Tadeu lembrou que em 1993 foi realizado o primeiro CNP em Águas de Lindoia. “E agora temos a oportunidade de estar aqui de novo para sistematizar as propostas para a nona edição do Congresso”, recordou.

O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas Entidades Nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
Sobre a Sistematização
Desde abril, os Regionais têm promovido os Ceps, que são os eventos preparatórios para o CNP. Os Ceps representam a mobilização dos profissionais em seus estados e que o número de propostas – centenas – foi reduzido até 20 por unidade da federação. Durante a realização dos 27 congressos estaduais, foram aprovadas 439 propostas estaduais que foram recebidas pela Comissão Organizadora Nacional.

De acordo com o secretário do CNP, Edgar Platino Bacelar, a sistematização é uma fase fundamental do processo. “É nela que serão preparados os documentos - Propostas Nacionais Sistematizadas (PNS) - a serem apreciadas na primeira etapa do 9º CNP. Por isso, embora a sistematização seja de competência da Comissão Organizadora Nacional, o Confea decidiu envolver os Coordenadores das Comissões Organizadoras Regionais (COR)”, esclarece Bacelar.

Fonte: Confea