Conselho presente da reunião da Amserra em São Francisco de Paula

Inspetor de Canela e Gramado, Eng. Sérgio Couto participou do encontro . Créditos: Arquivo CREA-RS

O prefeito de Santa Maria do Herval e presidente da Associação de Turismo da Serra (AMSERRA), Rodrigo Fritzen, e o prefeito de São Francisco de Paula, anfitrião do encontro, Juarez Hampel, coordenaram reunião que aconteceu no dia 19 de agosto, na Prefeitura Municipal. Primeiro a falar, Roque Justen convidou os prefeitos e as comunidades das cidades pertencentes à Amserra para a 6ª Feira da Floresta, que ocorrerá de 04 a 06 de abril de 2017, na ExpoGramado. De acordo com ele, o evento oportuniza e promove debate a respeito do desenvolvimento sustentável. O deputado estadual João Fischer (Fixinha) também esteve presente no evento e reafirmou a importância da parceria que se inicia.

Confira cobertura da imprensa sobre o encontro.

Representando a Inspetoria Regional Canela/Gramado do CREA-RS, o Engenheiro Sergio Paula Couto manifestou a postura proativa da inspetoria como parceira no relacionamento institucional com os entes privados e poderes públicos e também como elemento de propulsão do desenvolvimento, com a participação dos cerca de 400 profissionais, engenheiros, agrônomos, geólogos e técnicos ligados ao Sistema Confea/Crea que atuam na região.  Em face ao processo eleitoral em curso, para a eleição de prefeitos e vereadores, distribuiu um documento aos presentes com sugestões aos planos de governo municipais também enviado por e-mail aos colegas da jurisdição, a serem enriquecidas com contribuições dos mesmos.

Como uma demonstração prática dos seus objetivos, convidou e apresentou aos presentes os colegas Engenheiros Agrônomos Alexandre Hoffmann e Kelcius Gomes, da Embrapa, para falar sobre o potencial de desenvolvimento do setor primário nos Campos de Cima da Serra, utilizando as vocações naturais aliadas aos avanços tecnológicos. Com a palavra, o Engenheiro Agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Alexandre Hoffmann explanou a respeito da importância de reavaliar o zoneamento agrícola e atualizar o planejamento da utilização das terras da região às novas tecnologias.

Ele afirma que “devemos trabalhar a inteligência territorial, que significa como ocupar bem determinado espaço rural para transformá-lo em promotor de desenvolvimento do município.”  A promoção de um Seminário Técnico, envolvendo também os municípios da Amucserra, associação de municípios vizinhos à região da AMSERRA e com semelhantes características de topografia, solo e clima, e a partir deste evento, trabalhar em  projetos para a região foi uma ideia lançada por ele.

Klecius Ellera Gomes, também da Embrapa, colocou que hoje sua principal atuação na entidade é buscar um modelo de atuação da Embrapa para que a mesma esteja mais presente nos municípios e regiões, trabalhando em parceria com outras entidades e prefeituras, exatamente como proposto pela Inspetoria do CREA à AMSERRA.

A entidade solicitou que o eng. Sergio Couto juntamente com o eng. Alexandre Hoffmann articulem as tratativas para a realização de um grande evento na região, buscando apoio do poder público, universidades, entidades  e outros para a realização deste Seminário Técnico, que provavelmente terá sua primeira reunião de organização, já com a participação dos prefeitos eleitos, em novembro próximo.

Fonte: AMSERRA