Notícia

II Congresso da AEARV tem como tema “Urbanidades - Cidade para as Pessoas”


Cerca de 350 pessoas participam do Congresso . Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta quinta-feira (25), o presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior participou da abertura oficial do II Congresso Estadual da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV), que ocorre até o final de sexta-feira (26), em Bento Gonçalves-RS. Com o tema "Urbanidades, cidade para as pessoas", o evento reúne cerca de 350 pessoas da região e conta com o apoio do Conselho.

Em sua segunda edição, o encontro traz debates que apontam as realidades de mercado e abordam questões fundamentais à qualidade de vida, destacando os desafios da mobilidade, sustentabilidade e segurança. O encontro também tem como objetivo mostrar aos participantes, novas possibilidades e caminhos, a fim de construírem cidades e projetos que valorizem a urbanidade em uma relação mais próxima com as pessoas.

Iniciando a abertura e dando boas-vindas às autoridades e aos demais participantes, o presidente da AEARV, Eng. Vinicius Peruffo, falou sobre os 38 anos de trabalho da entidade na região e a reafirmou o importante papel do congresso. “Um dos principais fatores de desenvolvimento humano é o planejamento urbano. A urbanidade é, acima de tudo, uma experiência de mundo social e compartilhada. Reconhecer que as cidades devem ser construídas para o bem-estar e desenvolvimento das pessoas é o pilar que sustenta a segunda edição do Congresso", afirmou. 

Eng. Melvis Barrios Junior, presidente do CREA-RS

Em sua fala, o presidente Eng. Melvis destacou a importância dos temas propostos para o desenvolvimento regional. " O Congresso é de suma importância neste momento onde se faz necessário o debate sobre o crescimento e desenvolvimento das cidades e seu planejamento. Esse planejamento, necessita cada vez mais da contribuição incisiva dos profissionais da área tecnológica”, lembrou.

Defendeu, ainda, a necessidade de profissionais habilitados nas áreas técnicas dos órgãos públicos. “Acreditamos que o desenvolvimento de nossas cidades passa principalmente pela esfera política, portanto cargos públicos técnicos precisam ser ocupados por profissionais qualificados e registrados, pois somente eles conseguirão, em conjunto com a esfera política, construir o pleno desenvolvimento nos municípios e no Estado."

Finalizando a abertura, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin, falou da alegria de contar com entidades como a AEARV, preocupadas com o desenvolvimento urbano e social da cidade. “O poder público municipal estará sempre ao lado destes debates que defendem e  pensam o desenvolvimento de forma coletiva, pois entendemos que a sociedade toda precisa participar da administração pública”, finalizou. 

 

 

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: