Notícia

Blitz em Canela e Gramado gera 122 relatórios de fiscalização e 57 TRDP


A abertura contou com a presença dos inspetores de Canela/Gramado. Créditos: Arquivo CREA-RS

Cidades destinadas ao turismo o ano inteiro, Gramado e Canela deve receber um público mais ainda, entre 26 de agosto e 03 de setembro, quando ocorrerá no Palácio dos Festivais de Gramado o 44º Festival de Cinema de Gramado, que consolida o título de maior festival de cinema ininterrupto do Brasil e é considerado o maior festival de cinema da América Latina. Nesse período, haverá uma grande circulação de turistas, circulação de artistas, diretores e produtores brasileiros e estrangeiros e toda mídia brasileira. 

Com o objetivo de garantir que apenas profissionais e empresas legalmente habilitados sejam responsáveis pelos serviços prestados a este evento, o CREA-RS promoveu uma Blitz de Fiscalização, entre 23 e 25 de agosto, nas estruturas do festival de cinema de Gramado, hotéis da região, parques de diversões e temáticos, com foco nas áreas elétrica, civil e mecânica de modo a garantir à valorização e defesa da área tecnológica. Dos 122 relatórios de fiscalização, foram gerados 57 TRDP. 

Durante três dias, agentes fiscais visitaram hotéis e parques de diversão e temáticos, solicitando a identificação do responsável pela manutenção de equipamentos, SPDA, elevadores e inspeção de GLP, entre outros. O preenchimento dos relatórios de fiscalização foi realizado no aplicativo infofisc, assim como as fotos, gerando um banco de dados georreferenciados da ação. 

A abertura da ação aconteceu na Inspetoria de Canela/Gramado, com a presença dos Inspetores Eng. Civil Edson Luiz Moschen (secretário) e o Eng. Mecânico Marcos Rogério Muller (tesoureiro). 
Sob a supervisão de Alessandra Maria Borges, a fiscalização foi realizada pelos agentes fiscais Homero Lopes (Taquara), Heber Ferreira de Oliveira (Caxias do Sul), Sergio Durli (Bento Gonçalves) e João Paulo de Lima (Cachoeirinha/Gravataí). 

O inspetor Eng. Marcos ressaltou a importância da fiscalização nos parques, com atenção especial para a manutenção de máquinas. “Estes equipamentos necessitam de manutenção adequada por profissionais habilitados que garantam a segurança dos usuários”, reforça. 

Segundo ele, a ação vai ao encontro do anseio da comunidade. “Somos um dos maiores polos turísticos. Um número significativo de pessoas circula por nossa região anualmente, utilizando nossos hotéis, parques. Outras atividades de lazer têm crescido de uma forma exponencial aqui na região.

Paralelamente a isso, todas as instalações, sejam de lazer ou seja de uso profissional, demandam responsabilidade técnica nos serviços e no período de manutenção. A fiscalização irá verificar a ART de um profissional vinculado a este trabalho, assim como a sua habilitação profissional”, esclarece. 

Com relação ao Festival de Cinema, o inspetor explicou que a verificação se dá na parte estrutural, tanto na montagem quanto na desmontagem, no projeto e, principalmente, na manutenção. 

O Eng. Edson complementa que essa ação fortalece, junto à comunidade, a importância da atuação fiscalizatório do Conselho como sinônimo de segurança. “Repercute também nos órgãos públicos”, avalia.
Foram gerados 49 relatórios de fiscalização da rede hoteleiraRessalta que, agora como Inspetoria, os inspetores podem representar o Conselho na região. “Participamos das principais discussões do município, como a questão viária, obras de artes, pontes, barragens”, explica, destacando a promoção de palestras sobre PPCI, nas quais servem para esclarecer os profissionais da região sobre a nova legislação. 

Rede hoteleira

Agentes fiscais visitaram 49 hotéis e pousadas, solicitando a identificação do responsável pela manutenção de elevadores, de equipamentos, SPDA, elevadores e inspeção de GLP, entre outros. 

No Hotel Lagheto Toscana, os agentes fiscais foram recebidos pelo gerente Claudio Leal, há três anos na função. Reconhece a importância da fiscalização do CREA-RS, “para que todos trabalhem da mesma forma, dentro da lei, dentro do que é correto, desde instalações corretas, como condições de trabalho e equipamentos”, afirmou.
Gerente destacou a importância dos laudos técnicosO gerente do Hotel Alpestre, Mauro Valmord, também destacou que os laudos técnicos são importantes para as empresas. “É uma segurança para nós de que os serviços estão sendo feitos por profissionais. Os laudos contribuem para que os hotéis possam acompanhar se as empresas que prestam serviço estão com registro regular”, pontuou. 
Área técnica defendidaNo Pampas Fazenda, o responsável pelas obras que estão sendo feitas no local, Eng. Civil Marco Santini, aproveitou para falar mais sobre a profissão. Para ele, é fundamental que os profissionais se especializem mais e que visitem mais as obras que são os responsáveis. 

Parques de diversão e temático

Parque Terra Mágica FlorybalForam realizados 68 relatórios de fiscalização em parques de Canela/Gramado, gerando 6 TRDP. No Parque Terra Mágica Florybal, parque temático com 67 mil metros quadrados, que recebe cerca de 200 mil pessoas por ano, os agentes fiscais Heber Ferreira de Oliveira e Sergio Durli foram recebidos pelo diretor financeiro do parque, Marcelo Perin.
Brinquedos gigantes exigem manutenção constante e profissional

Os agentes fiscais percorreram o parque para verificar alguns brinquedos que exigem a manutenção de profissionais habilitados. 

De acordo com Marcelo, a fiscalização do CREA serve também para esclarecer os prazos de validade dos laudos técnicos. “A nossa principal preocupação é com a segurança, tanto dos usuários, quanto de nossos funcionários. Assim, todos os nossos brinquedos recebem manutenção cuidadosa e técnica. Mas também precisamos estar atentos à questão do PPCI e os laudos de estanqueidade”, explica. 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: