Notícia

CREA-RS repudia alteração da Lei 14.376/2013


Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS se posiciona totalmente contrário à aprovação do projeto de lei que alterou a Lei Complementar 14.376/2013, mais conhecida como Lei Kiss, aprovada ontem pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A flexibilização aprovada não leva em conta critérios técnicos importantes apresentados e coloca em risco a sociedade. A eliminação do moderno conceito de carga de incêndio, considerado um grande avanço na legislação, gera uma grande insegurança no levantamento do potencial de risco de incêndios nas edificações. Além disso a flexibilização de risco médio em edificações até 750 metros quadrados aumenta muito o risco da população em vez de protegê-la.

Essas modificações, feitas sem levar em consideração a opinião e o conhecimento técnico dos profissionais responsáveis pela segurança das edificações e detentores do conhecimento técnico, como engenheiros e arquitetos, com certeza poderão gerar tragédias que irão afetar muito a sociedade gaúcha.

Então perguntamos: quem será responsável se fatos trágicos vierem a ocorrer? Com certeza serão os que flexibilizaram a legislação de forma equivocada e sem levar em consideração todos os alertas feitos pelos profissionais da área tecnológica.

O CREA-RS, por meio de alguns deputados, tentou apresentar alternativas para que essas alterações não fossem introduzidas, mas infelizmente nossos esforços não foram suficientes para evitar a votação pela maioria dos deputados, que teve a aprovação praticamente unânime.

Infelizmente, mais uma vez a sociedade gaúcha é colocada em situação de risco e vulnerabilidade, em nome de uma suposta agilização de procedimentos.

Eng. Civil Melvis Barrios Junior
Presidente do CREA-RS

Veja mais em http://g1.globo.com/rs

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: