Notícia

Plenário do Confea define valores de anuidades para 2017


Reunidos nesta semana, conselheiros deliberam até esta sexta-feira sobre rotinas profissionais. Entre as decisões da manhã desta quinta-feira (22/9), o plenário definiu os valores de anuidade, multas e serviços para 2017. A tabela apenas foi atualizada conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que, de setembro de 2015 até a presente data, foi de 9,62%. Veja como ficaram os valores:

No caso das anuidades, o profissional pode parcelar o valor em cinco vezes. Quem pagar em cota única até 31 de janeiro recebe desconto de 15%. Quem preferir esperar até 28 de fevereiro terá desconto de 10%. Veja a resolução que regula os critérios para cobrança de anuidade.
 
Geoprocessamento
Ainda entre os debates da manhã, os conselheiros aprovaram o posicionamento de defender o geoprocessamento como atividade exclusiva dos profissionais do Sistema Confea/Crea. A discussão teve origem de processo iniciado no Crea-AM, em que um profissional questionou edital de concurso público do IBGE para analista de geoprocessamento. Conforme a denúncia, o edital não exigiu formação na área, sendo que dos cursos das profissões abrangidas pelo Sistema constam conteúdos como topografia, geodésia, cartografia, geoprocessamento e georreferenciamento. Geoprocessamento é uma área do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica, e vem influenciando de maneira crescente as áreas de cartografia, análise de recursos naturais, transportes, comunicações, energia e planejamento urbano e regional.
 
In memoriam
Já no período da tarde, no intervalo de relato de processos das comissões Ceep e CCSS, os conselheiros federais e a mesa diretiva da sessão plenária fizeram um minuto de silêncio em lamento ao falecimento de José Maria Bezerra do Bomfim, 64 anos, ocorrido no dia 5 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). O engenheiro químico, que atuava na inspetoria de Crateús (CE), estava na cidade paranaense onde participava do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Internado desde o dia 3, Bomfim não resistiu às complicações de um infarto do miocárdio. 

Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: