Notícia

Entidades organizam seminário com foco no desenvolvimento da região serrana


Encontrou debateu temas e formato de seminário a ser realizado em novembro . Créditos: Jornal de Gramado

Na manhã da última sexta-feira (23), estiveram reunidos na sede da Inspetoria do CREA-RS de Canela/Gramado o inspetor-chefe, Eng. Civil Sergio S. de Paula Couto; o prefeito de Santa Maria do Herval e presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (AMSERRA), Rodrigo Fritzen,; o pesquisador da Embrapa, Eng. Agrônomo Klecius Ellera Gomes; da Prefeitura de São Francisco de Paula, Eng. Agrônomo Maurício Santini; da Prefeitura de Canela, Rolf Widman; e o secretário executivo da AMSERRA, Antonio Carlos Pintos. O objetivo é de avançar no planejamento do Seminário sobre Inteligência Territorial para o Desenvolvimento Integrado da Região das Hortênsias e Campos de Cima da Serra, previsto para acontecer no dia 30 de novembro, no auditório da UCS, em Canela.

De acordo com o inspetor do CREA-RS, no encontro foi definido o território alvo para o evento, que engloba os municípios da Amserra mais Vacaria, Bom Jesus, Jaquirana e São José dos Ausentes. Também foi debatido o nome do evento, que ficou pré-definido como: "Seminário Sobre Inteligência Territorial para o Desenvolvimento Agropecuário Sustentável da Região Nordeste do RS, o que já temos? e o que pode ser feito?"

“O objetivo do evento é orientar as lideranças das diversas instituições envolvidas no setor primário da região para diminuir os gargalos e promover o desenvolvimento econômico da região”, explicou o Eng. Sério Couto. Destacou, ainda, que o seminário será um evento técnico e, nesta primeira fase, buscará resgatar os trabalhos existentes, elaborados nas universidades e instituições parceiras, nas diversas atividades elencadas: pecuária, agricultura em culturas anuais e culturas perenes, incluindo silvicultura e fruticultura, meio-ambiente, turismo e logística.

O formato previsto será de painéis de curta duração, com a apresentação por técnicos das entidades parceiras das respectivas, pesquisas, estudos ou projetos em cada uma das áreas elencadas. “Num segundo momento, está prevista uma janela de negócios, para colocar em contato produtores, empresários, instituições de pesquisa, desenvolvimento e de crédito, órgãos públicos e investidores visando alavancar negócios e oportunidades”, afirmou Couto. Ficou agendada uma nova reunião de alinhamento dos trabalhos da comissão organizadora para a segunda quinzena de outubro.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: