SERIPA V destaca prevenção no gerenciamento da manutenção

Eng. Fernando representa o CREA-RS na abertura do Encontro. Créditos: Arquivo CREA-RS

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) realizou o primeiro Encontro de Gestores de Manutenção, na última sexta-feira (23/09), em Porto Alegre. O evento, que reuniu representantes da aviação civil e militar, contou com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS).

Promover o encontro da categoria e aprimorar a coordenação das ações no gerenciamento da manutenção foi a principal finalidade do encontro, que aproveitou para reforçar atitudes e métodos quanto ao aperfeiçoamento da capacidade dos gestores na solução de problemas. A proposta ainda teve como objetivo disseminar a informação e o conhecimento, no sentido de contribuir para a redução de ocorrências aeronáuticas.

“Além das metas, a alta direção necessita de relatórios de gestão, com indicadores de desempenho e tendências. São os números que geram credibilidade e a descentralização de recursos financeiros para os programas de gestão de segurança na manutenção”, destacou  o chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, que considerou o evento satisfatório.

Palestrantes do SERIPA V debateram temas relacionados ao registro na manutenção, equipamentos, ferramentas da prevenção, legislação e outros. Representantes da agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) abordaram aspectos relacionados a erros e violações da legislação. Participaram gestores, técnicos, proprietários de empresas da aviação do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Na visão do Chefe da Prevenção, Major Aviador Marlon da Fonseca Sampaio, o encontro agregou conhecimento e contribuiu para elevar o nível de consciência situacional dos gestores de manutenção. “Apresentamos a visão do órgão regional acerca do processo investigatório em relação ao fator material, no qual falhas associadas à manutenção contribuem direta ou indiretamente para a ocorrência”, afirmou.

O 2º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Fernando Pereira da Silva, ressaltou em sua manifestação a importância do setor para a área da aviação, aliando técnica e tecnologia na gestão da manutenção. "Esses serviços são realizados por profissionais habilitados e o registro da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é fundamental dentro dessa cadeia", destaca Eng. Fernando.

O vice-presidente do Senge-RS, Eng. Agr. José Luiz Bortoli de Azambuja, destacou o lema da entidade “valorização profissional” e, lembrou-se do trabalho do pai na época da Varig, alertando quanto a seriedade do trabalho na manutenção de aeronaves. “Se a segurança de voo é um compromisso com a vida, ela começa no solo, com a responsabilidade de todos os envolvidos na manutenção,” afirmou.

Na opinião do piloto e proprietário da Empresa Santa Vitória Aviação Agrícola, Enio de Cezere,  gestores e o proprietários devem conhecer os processos de manutenção para orientar e cobrar a eficácia dos serviços. “Como é possível contratar um serviço que você não conhece? Como tem toda a atividade, na manutenção existe o profissional ético, mas também existem os vilões, que devem ser afastados pelo conhecimento da área”, explicou.

“O lucro da prevenção é bem maior e mais compensador que custear o desgaste de um acidente aéreo. Faltam políticas de incentivo aos gestores, pois muitos deles não querem ouvir o que acontece na prática. Esse encontro, além do conhecimento, permite a troca de informações”, comentou o Técnico de Manutenção, Luiz Gustavo Mostardeiro.

Mais de 100 participantes debatem a importância da manutenção

O SERIPA V é um órgão do Comando da Aeronáutica, que atua como ELO-SIPAER vinculado diretamente ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). É responsável pela gestão das atividades de Segurança de Voo na Região Sul.