Começa operação do MPT no frigorífico Ouro do Sul (em Harmonia)

Equipe de fiscais do CREA-RS participam da ação. Créditos: MPT4

Começou, na manhã desta terça-feira (27/9), nova operação da força-tarefa estadual dos frigoríficos gaúchos, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e que investiga saúde e segurança no ambiente do trabalho, desde janeiro de 2014. O alvo é a Cooperativa dos Suinocultores do Caí Superior Ltda (conhecida pela marca Ouro do Sul), de Harmonia, representada comercialmente pela empresa Coprocarne. O município está localizado no Vale do Rio Caí, distante 70 km da Capital, Porto Alegre. A planta harmoniense fica na rua 25 de Julho, 112, Centro. Tem 4 mil associados e 380 empregados. Abate, diariamente, 120 bovinos (pela manhã) e 450 suínos (à tarde). Conta com sala de desossa para processamento e porcionamento dos cortes de carnes, além da produção de embutidos. A empresa possui, ainda, fábrica de rações, supermercados e posto de combustíveis. O grupamento operacional chegou de surpresa ao local e foi recebido, às 8h, pelo superintendente Ronei Lauxen. A empresa é a maior empregadora do Município.

A força-tarefa integra o projeto do MPT de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, que visa à redução das doenças profissionais e do trabalho, identificando os problemas e adotando medidas extrajudiciais e judiciais. Esta é a 40ª ação (10ª deste ano) da força-tarefa (9 em 2014 e 21 em 2015). Até agora, foram 16 operações em avícolas, 21 em bovinas e em suínas, 1 em fábrica de rações e 1 em em processamento de alimentos (sem abate). Interdições de máquinas e atividades paralisaram 14 plantas (6 avícolas - sendo 1 por duas vezes, 5 bovinas e 3 suínas) em vistorias com participação do MT. O calendário de 2016 prevê diversas inspeções por todas as regiões do Rio Grande do Sul até o final do ano. A operação se estenderá até sexta-feira.