Notícia

Pela primeira vez o Workshop da CCEEQ é realizado em uma instituição de ensino


O vice-presidente do CREA-RS, Eng. Agrônomo Vulmar Silveira Leite, participou da abertura do evento. Créditos: Arquivo CREA-RS

A abertura do Workshop da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ) foi realizada na manhã dessa quarta-feira (19) no auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com o tema “Consolidação da identidade da Engenharia modalidade Química junto às Instituições de Ensino”, o evento foi promovido pelo curso de Engenharia Química da UFSM e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Rio Grande do Sul, com o apoio Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e do Sindicato dos Engenheiros no estado do Rio Grande do Sul (SENGE). Pela significativa participação de estudantes tanto da UFSM, quanto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Centro Universitário Franciscano (Unifra), pode-se dizer que o objetivo de estreitar as relações entre o sistema CONFEA-CREA e as Instituições de Ensino Superior foi atingido. 

No pronunciamento inicial, o coordenador nacional das CCEEQ de Engenheiro Químico José Guilherme de Souza declarou que “este workshop traz para dentro desta universidade temas relevantes da nossa modalidade e espero que seja de grande importância para vocês como está sendo para este grupo de coordenadores que contribuíram para a realização deste evento”. Ao longo da vida profissional de um Engenheiro Químico, pode-se dizer que ele tem quatro entidades com as quais se relacionar: Instituições de ensino, associações profissionais, sindicato e sistema CONFEA-CREAs. Especialmente no caso da Engenharia Química, foi a primeira vez em que representantes de todas essas entidades estiveram reunidos em um mesmo evento integrando o estudante que ainda não se graduou. 

Sobre a organização do evento

A decisão de fazer o workshop dentro de uma instituição de ensino foi tomada em março deste ano numa reunião da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Química, em Brasília. Na ocasião, a professora do departamento de Engenharia Química da UFSM Damaris Kirsch Pinheiro, enquanto coordenadora da Câmara de Engenharia Química do CREA-RS, estava presente e colocou à disposição o curso de graduação em Engenharia Química da UFSM para auxiliar na organização do evento. Em consonância  com o CREA-RS e aprovada a proposta pelo CONFEA, pela primeira vez este evento foi realizado em uma instituição de ensino: A UFSM. “A importância deste evento dentro de uma instituição de ensino é o estreitamento das relações entre o sistema profissional e a Instituição”, reafirma a professora Damaris.

O gerente do Registro e ART, Eng. de Minas Sandro Schneider, ministrou uma palestra sobre ART na Semana Acadêmica

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: