Notícia

Troca de experiências pode ajudar na gestão das Inspetorias


Eng. Nanci, acompanhada, do Eng. Melvis e do adjunto Eng. Eliseu. Créditos: Arquivo CREA-RS

A transição de profissionais, que atuam honorificamente nas Inspetorias, tem se dado de forma pacífica a cada dois anos, possibilitando que os novos inspetores e membros de Comissão participem da gestão. Visando possibilitar a troca de experiências, durante o XXXII Seminário das Inspetorias, foram convidados a participarem do painel “O papel político e institucional dos inspetores” os ex-coordenadores das Inspetorias, Eng. Eletr. Shirley Schroeder e Eng. Agr. Gaspar Acácio Oliveira Santana, e o ex-inspetor Eng. Eletric. Carlos Bezerra Simon.

Ao apresentar os profissionais, a Eng. Ambiental Nanci Walter, atual coordenadora das Inspetorias, com mandato 2016/2017, esclareceu a importância desse encontro para que os inspetores possam conhecer e intensificar sua atuação em suas comunidades. Na mesa, acompanhada do Eng. Civ. Melvis Barrios Junior e do coordenador-adjunto, Eng. Civ. Eliseu Porto de Moura.

Eng. Shirley relembrou sua atuação no Sistema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Se trabalhou bastante, mas se ganhou muito mais, pois é a oportunidade para que o Conselho possa se reunir com os profissionais da região e discutir assuntos de interesse da categoria”, enfatizou a Eng. Shirlei. A profissional atuou à frente da Coordenadoria das Inspetorias nos mandatos 2004/2005 e 2006/2007, tendo passado pelas funções de inspetora e membro de Comissão de Lajeado, e representante da Zonal Central. Já afastada do Sistema, desde 2010, relembra com saudade das funções que desempenhou e dos amigos que conquistou no seu período de atuação. 

Além de coordenador, Eng. Gaspar à época atuou como diretor de Marketing

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ex-coordenador Eng. Agr. Gaspar Acácio Santana, que atuou na Coordenadoria entre os anos de 2000/2001 e 2002/2003, também passou por três mandados como inspetor em Santana do Livramento. Em sua manifestação, lembrou que sempre foi um crítico do Sistema, sendo então convidado a participar do Sistema para ser um agente de mudanças. Em sua época, ainda, foi diretor de marketing e participou da quebra de paradigmas no Sistema, mudando o foco das campanhas para a valorização das atividades dos profissionais da área tecnológica. “Os profissionais tem uma força muito grande, pois são poucos conselhos profissionais que possuem representatividade, através de 44 inspetorias localizadas nos maiores municípios gaúchos, que tem força para atuar em suas comunidades”, destacou Eng. Gaspar. Instigou os inspetores da plateia a transmitirem a seus pares e comunidade a importância da atuação técnica-profissional para o desenvolvimento, e também a participarem do Sistema profissional em busca de melhorias para o mercado de trabalho. 

Eng. Simon participou ativamente para a criação da Inspetoria de Esteio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já o Eng. Simon, relatou como foi sua experiência como inspetor de Canoas por quatro mandatos, tendo sido um dos incentivadores da criação da Inspetoria de Esteio, em 2008. “Fundamentalmente o papel do inspetor é o de ser um representante da comunidade profissional da cidade onde atua, assim como o presidente do Conselho é o representante perante o Estado”, exemplifica. Destacou a importância em apoiar a função da fiscalização do exercício profissional, conforme as peculiaridades regionais, além de enfatizar que o inspetor é eleito pela comunidade profissional e deve representá-lo perante sua inserção nas atividades da comunidade. “Temos que ter força representativa e nos inserirmos nas ações sociais, principalmente em decisões de cunho técnico”, reforçou. 

Ao final do painel, Eng. Nanci agradeceu aos ex-gestores, enfatizando que a melhoria e o fortalecimento do CREA-RS no interior se dará com a representatividade dos profissionais que integram a Inspetoria, através de uma atuação efetiva junto a órgãos públicos, instituições de ensino e empresários da região.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: