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Retrospectiva dos cursos de Agronomia e conflitos de atribuição em debate


Eng. Agrônomo Mauro Cirne, conselheiro do CREA-RS . Créditos: Arquivo CREA-RS

Eng. Mauro Cirne, conselheiro do CREA-RS, fez um panorama do crescimento dos cursos de Agronomia no Brasil. Ao total são 293 cursos no país, destes 29 são oferecidos no Rio Grande do Sul. O número de profissionais formados está em 97.509, com 9.138 no estado. De acordo com ele, no RS o crescimento foi vertiginoso, pois no início da década de 1990 eram apenas sete as universidades com cursos de agronomia no RS, em 2012 já eram 20 cursos, chegando a 2016 com os 29 cursos, com cargas horárias que variam entre 3.740h e 5.600h/aula. “Essa é a realidade que está formando profissionais que eram atuar no Estado. Temos que pensar que engenheiro agrônomo queremos para o Rio Grande do Sul e o que temos que ensinar aos nossos alunos?”

O Eng. Agr. José Reis, da CCEAGRO/Confea, apresentou os principais conflitos de sombreamento entre os agrônomos e outros profissionais, como biólogos, veterinários, zootecnistas, arquitetos e químicos. Também defendeu uma formação eclética e ampla aos engenheiros agrônomos. “Quanto mais específica a formação, maior a dificuldade de colocação no mercado de trabalho”, argumentou. Sobre os conflitos defendeu que sem uma boa formação e um bom conhecimento “ficamos aleijados por outras profissões”.

Eng. José Reis falou sobre sombreamento da agronomia com outras profissões

De acordo com ele, nenhuma resolução de conselhos profissionais pode se sobrepor às atribuições dos Engenheiros Agrônomos concedidas pelo “decretão”, como é chamado o Decreto 23.196, de 1933, que regula o exercício da profissão agronômica. “Existem sombreamentos, e muitas vezes outras profissões querem exclusividade por meio de resoluções em habilitações que nos foram dadas pelo Decreto.” De acordo com ele, para a defesa da profissão agronômica é preciso que o curso continue com sua amplitude e, quando há o sombreamento, considera duas saídas: formar parcerias ou ir ao enfrentamento judicial. Defendeu, ainda, a parceria entre as instituições de ensino e os Creas. “Nosso objetivo é o mesmo: um profissional bem formado e que a sociedade precisa.”

 

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