Notícia

Nova edição da Conselho em Revista já está no site


Créditos: Arquivo CREA-RS

Em sua penúltima edição deste ano, a Conselho em Revista aborda na matéria de capa um novo aliado para os profissionais da área tecnológica, os drones. Utilizados inicialmente para fins militares e depois para atividades de lazer, atualmente estes equipamentos, dotados de diferentes possibilidades de tecnologia embarcada, têm diversas aplicabilidades na Engenharia, principalmente por assumir as missões de alto risco, mapeamentos de alta resolução e seu potencial para operações de baixo custo em relação à aeronave tripulada.

Também podem ser usados, com precisão, no monitoramento de obras, qualificação dos laudos e maior segurança em atividades em altura, auxiliando os trabalhos na construção civil. Conheça mais deste mercado na visão de especialistas do setor.

Debates, integração, troca de experiências fizeram parte de dois grandes eventos do Sistema Confea/Crea, a Semana de Engenharia e Agronomia, que reuniu mais de 3 mil profissionais e estudantes em Foz de Iguaçu no final de agosto; e o Congresso de Profissionais. Apresentamos um pouco as principais demandas que dominaram as discussões e os temas dos palestrantes nestes dias. 

Na seção Entrevista, conversamos com o diretor de Crédito do Banrisul, Oberdan de Almeida, para saber da prática da instituição, ao exigir um Projeto Técnico na concessão de crédito agrícola, que são atividades privativas de um profissional habilitado, conforme prevê a Lei nº 5.194, de 1966. Contamos ainda como foi o Seminário das Inspetorias, que ocorreu entre 20 e 22 de outubro, em Canoas, reunindo 130 profissionais. Além de aprovarem a Carta de Canoas, elegeram São Borja para sediar o evento no ano que vem. 

Para as Entidades de Classe uma boa notícia. O CREA-RS publica Chamamento Público para firmar parcerias com entidades de classe. Podem participar do Chamamento Público quaisquer entidades de classe privadas, sem fins lucrativos. Conheça os requisitos na página 27 da revista.

E, em Memória, contamos a história de um meio de transporte criado por um gaúcho. O aeromóvel não polui, não precisa de grandes obras de desapropriações para a sua instalação e não corre o risco de ficar preso em engarrafamentos. Mas somente depois de 40 anos e que ele poderá ser utilizado como um meio de transporte coletivo de uma cidade brasileira.

É uma edição recheada de muitos trabalhos e novidades técnicas sempre em benefício de facilitar o dia a dia da sociedade com as atividades do profissional da área tecnológica. Boa leitura!

 

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: