Notícia

23 de novembro: Dia do Engenheiro Eletricista


Créditos: Arquivo CREA-RS

O Engenheiro Eletricista, profissional especializado em todos os âmbitos ligados à energia elétrica, desde a geração, a transmissão, o transporte até a distribuição, é referenciado nesta quarta-feira, 23 de novembro. Historicamente o Dia do Engenheiro Eletricista coincide com a data de criação do Instituto Eletrotécnico e Mecânico (IEMI) de Itajubá, em 23 de novembro de 1913, dando início à criação de escolas de Engenharia Elétrica. 

Esses profissionais têm uma extensa área de atuação, podendo desempenhar suas funções em projetos de eletrotécnica direcionados à potência da energia, na construção e aplicação de sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas, em projetos de instalações elétricas em indústrias, comércios e residências e, ainda, com projetos e construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares.

No Brasil o número destes profissionais habilitados somam aproximadamente 100.000 distribuídos pelas diversas áreas de aplicação. No CREA-RS são 5.512 profissionais formados em Engenharia Elétrica, 182 Engenheiros Eletricistas- Eletrônica, e 188 Engenheiros Eletricistas – Eletrotécnica.  Tais profissionais estão vinculados à Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, que, conforme disposto nos Arts. 45 e 46 da Lei Federal nº 5.194/66, é encarregada de normatizar, julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização, infrações da referida Lei e do Código de Ética de sua competência. 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: