Nota do COESPPCI à sociedade gaúcha

Reunião ocorreu na sede do CAU-RS. Créditos: Arquivo COESPPCI

O Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio informa à sociedade gaúcha que foi encaminhado para sanção pelo Presidente da República o Projeto de Lei n.º 2020/2007, que estabelece diretrizes gerais para segurança contra incêndio. A nova norma entrará em vigor após 180 dias de sua eventual publicação, atingindo especialmente:

- as edificações e áreas descobertas que abrigam atividades de comércio, serviço e locais de reunião de público, com capacidade de lotação igual ou superior a 100 pessoas;
- as edificações que possuam saída de emergência única ou saídas de emergência que conduzam os usuários para a mesma direção, independentemente da capacidade de lotação;
- as edificações que possuam grande quantidade de materiais de alta inflamabilidade, independentemente da capacidade de lotação;
- as edificações cujos usuários sejam, predominantemente, idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção, independentemente da capacidade de lotação.

Na prática, a título de exemplificação, serão afetados os supermercados, lojas de artigos variados, escritórios, lavanderias, salões de beleza, CTG, igrejas, centros comunitários, restaurantes, bares, cafeterias, desde que comportem 100 pessoas ou mais, e as escolas, creches, hospitais, asilos e clínicas geriátricas, postos de combustíveis e revendas de gás, mesmo que tenham público reduzido, entre outros estabelecimentos.

Entre outras mudanças, será necessária a vistoria anual destas edificações pelo Corpo de Bombeiros Militar, independentemente do grau de risco de incêndio, haverá a adoção das exigências de dimensionamento e execução das medidas de segurança contra incêndio pelos critérios das Normas Brasileiras (NBR) editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a criminalização os proprietários, responsáveis pelo uso de edificações ou áreas de risco de incêndio e responsáveis técnicos que descumprirem as determinações do Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura, no que se refere à segurança contra incêndio, com pena de detenção de 6 meses a 2 anos.

O texto do Projeto de Lei, caso seja sancionado, trará repercussões, principalmente, quanto aos procedimentos administrativos adotados no Rio Grande do Sul para obtenção dos Alvarás de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI), atingindo fortemente todas as atividades, em especial, os microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Estes procedimentos foram amplamente discutidos pela sociedade desde o ano de 2013 e em muito avançaram no sentido de dar celeridade à emissão do licenciamento do CBMRS, sem comprometer a segurança dos cidadãos. Salientamos que a legislação e regulamentação gaúchas são fruto de em um esforço conjunto que envolveu os poderes constituídos, este Conselho Estadual e Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, servindo de exemplo a outros estados da Federação.

Ratificamos que o objetivo primordial do COESPPCI é proteger a vida dos usuários das edificações, mantendo o alto nível de exigências quanto aos equipamentos de proteção contra incêndio instalados, porém sempre buscando o atendimento do cidadão em um prazo razoável, com procedimentos menos burocráticos, a fim de garantir a eficácia da legislação de segurança contra incêndio e o desenvolvimento social e econômico do Estado.

ADRIANO KRUKOSKI FERREIRA – Cel QOEM

Sr. Nelson Agostinho Burille

Sr. Fernando Castro
Conselheiro Titular

Órgãos e Entidades que compõem o COESPPCI:
Governadoria do Estado; Procuradoria-Geral do Estado – PGE; Defesa Civil do Estado; Secretaria da
Segurança Pública – SSP; Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos –
SMARH; Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação; Órgão técnico responsável pela prevenção e
proteção contra incêndio do CBMRS, indicados pelo Comandante do CBMRS; Comando Regional do
CBMRS; Fundação de Ciência e Tecnologia – CIENTEC; Secretaria do Desenvolvimento Econômico,
Ciência e Tecnologia; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul –
CREA/RS; Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio Grande do Sul – CAU/RS; Federação
das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS; Conselho Estadual da Construção Civil (Sindicatos da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul – SINDUSCONs);
Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS;
Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS; Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – FEDERASUL; Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul –
SENGE/RS; Sindicato Intermunicipal das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de
Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais no Rio Grande do Sul - SECOVI/RS; Conselho
Seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RS; Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL; Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG – RS.