Última semana de inscrições: Seminário Desenvolvimento Agropecuário Sustentável

Créditos: CREA-RS

No dia 8 de maio, com a participação de lideranças, autoridades, empresários e técnicos, acontece o II Seminário sobre Inteligência Territorial para o Desenvolvimento Agropecuário Sustentável das Regiões dos Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Serra, no Auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Canela (RS).

Esta segunda edição já irá apresentar os resultados das proposições do primeiro evento, que ocorreu em novembro de 2016 e já promoveu uma grande articulação entre os municípios participantes. Para Alexandre Hoffmann, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho e um dos organizadores do Seminário, mesmo num curto espaço de tempo foram obtidos avanços importantes. “A partir da demanda já foi elaborado e apresentado um projeto especial sobre Inteligência Territorial, que, após sua aprovação, será coordenado pela Embrapa Monitoramento por Satélite, e prevê estudos para identificar estratégias de organização da informação para o bom planejamento de propostas para o desenvolvimento sustentável da agropecuária desse território”, antecipa Hoffmann, que fará a abertura do evento abordando os desdobramentos da primeira edição.

Na sequência, acontece a palestra Conversão de campo nativo e o desenvolvimento sustentável, que será apresentada pelo professor Wellington Pacheco Barros, de Porto Alegre, RS, com a participação, como debatedor, do Deputado Federal Luiz Carlos Heinze, que integra a Comissão de Agricultura da Câmara Federal. A experiência mineira com o Cadastro Multifinalitário urbano e rural para Planejamento do Uso da Terra e Ordenamento Territorial e a apresentação das ações desenvolvidas pelo Codeter Campos de Cima da Serra, uma estrutura de governança e perspectivas de ação para o desenvolvimento rural, também integram a programação.

Promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), pelo CREA-RS e pela Embrapa, o evento tem vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente no endereço: http://perguntas.cnpuv.embrapa.br/index.php/426928/lang-pt-BR