Notícia

CREA-MG sedia reunião da Coordenadoria de Câmara Especializada de Eng. Florestal


Coordenadora da CCEEF, Eng. Florestal Ivone Rodrigues, à frente da reunião. Créditos: Arquivo CREA-MG

Entre os dias 17 e 19 de maio, o CREA-MG sediou a 2ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmara Especializada de Engenharia Florestal (CCEEF), coordenada pela Engenheira Florestal Ivone Rodrigues, do CREA-RS. Durante a reunião diversas atividades fizeram parte da programação, dentre elas debates e elaboração de propostas que foram discutidas pelas coordenadorias dos Creas de vários Estados. Foram aprovadas cinco propostas, dentre as quais constam minuta de Resolução, minuta de ofício e alteração no Plano de Trabalho.

Na pauta, uma das propostas discutidas foi a migração as CEEFs do grupo Agronomia para o grupo Engenharia. Na ocasião foi analisado o parecer da Assessoria Jurídica do Confea, para embasar estudo da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Confea (Ceap), conforme Decisão PL 1013/2016.

A questão de atribuição profissional também esteve presente nos debates, como a legalidade da concessão de atribuição pelos Decretos 23.569/33 e 23.196/33 e a operacionalização da Resolução 1073/2016.

A revisão do Manual de Fiscalização da CCEEF, equalizando os procedimentos na área da Engenharia Florestal, com ênfase no uso, manejo e recomendação de agrotóxico, indústria de desdobro de madeira, viveiros florestais e arborização urbana foi um dos principais assuntos.

Para o coordenador do Colégio Estadual de Entidades do CREA-MG, Engenheiro Florestal Gabriel Junqueira, a importância maior de uma reunião como essa é a participação dos profissionais do Sistema, para resolver os problemas e discutir. "Estamos resolvendo e discutindo sobre atribuição profissional, sobre como proceder nos trabalhos, sobre a fiscalização e diversos outros assuntos pertinentes. Isso mostra o trabalho do Crea para a sociedade", afirmou Gabriel.

O presidente do CREA-MG, Engenheiro Civil Jobson Andrade, participou da abertura da reunião e destacou a relevância da participação dos Creas de todo o Brasil que reforçam a capacidade de liderança, em cada um dos Regionais ali representados. 

No último dia de trabalho, após o encerramento das discussões, os participantes fizeram uma visita técnica ao Parque Estadual do Sumidouro, do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Também estiveram presentes o Eng. Florestal Pedro Roberto de Azambuja Madruga, coordenador adjunto da Câmara de Engenharia Florestal do CREA-RS; e a Analista Técnica Eng. Florestal Roberta Klafke.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: