Notícia

CREA-RS reúne-se com gerência de Agronegócios do Banco do Brasil


BB Digital pautou a reunião. Créditos: Arquivo BB

No dia 23 de junho, o Eng. Agr. Bernardo Luiz Palma, coordenador da Câmara de Agronomia, acompanhado da Eng. Agr. Eliana Silveira Collares, 2ª vice-presidente, e do analista de processos Eng. Agr. Márcio Amaral Schneider, reuniu-se com a Gerência de Agronegócios do Banco do Brasil em Porto Alegre, BB Super RS. 

O grupo manifestou a preocupação com o andamento da histórica parceria de BB com as assistências técnicas, principalmente na conjugação do crédito rural.

“A modernização dos processos de contratação do crédito por meio de aplicativos e correspondentes está causando uma grande apreensão junto as empresas de assistências técnicas do Estado, principalmente com a dispensa de projeto técnico", avaliou o Eng. Bernardo Palma, ressaltando a importância da responsabilidade do profissional da Agronomia, na liberação do crédito rural.

A Super RS representada pelo gerente de Mercado Agronegócios, Eng. Agr. João Paulo Comerlato, e pelo gerente de setor da GERAG, Eng. Agr. Plinio Guerra Rego, manifestaram aos representantes do CREA-RS que a conjugação do crédito com assistência técnica apesar de não ser obrigatória é incentivada, pois visa garantir a orientação ao produtor na condução eficaz do empreendimento e permitir ao banco o acompanhamento do financiamento, contribuindo para a redução do risco da operação. 

O Eng. Agrônomo Comerlato salientou ainda ao CREA-RS de que as Astecs têm importância fundamental na atualização cadastral dos clientes. “Uma das mais importantes ferramentas para a apuração da renda agropecuária se dá por meio de projetos técnicos elaborados por empresas conveniadas ou pela declaração contendo as receitas e despesas do produtor, ou empresa de assistência técnica credenciada pelo banco”, afirmou. 

Quanto à questão da modernização da contratação do crédito por meio de aplicativos via móbile e correspondentes bancários, os gerentes esclareceram que essas ferramentas não impedem que seja realizada a conjugação do crédito com a Astec.

"Consideramos importante a boa relação astec/agência, a entrega dos laudos nas épocas apropriadas, a necessidade de buscar por meio da correta orientação técnica a viabilidade dos empreendimentos para manter a adimplência dos assistidos e a pronta informação caso ocorra qualquer desvio das finalidades previstas nos projetos técnicos", pontuou o Eng. Comerlato.

Informou ainda que as agências farão durante o mês de julho 2017 inúmeras reuniões com as assistências técnicas credenciadas, visando divulgar atuação do BB referente ao Plano Safra 2017/2018, bem como para reforçar a parceria histórica, estimulando as agências na conjugação do crédito com a assistência técnica.  

"Reafirmamos nosso compromisso em incentivar a  conjugação do crédito rural com a prestação de assistência Técnica a nível de Imóvel", completou.

Com informações do BB. 

 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: