Notícia

Encontro Nacional da Engenharia Civil


Participantes do CREA-RS . Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta sexta-feira (14), o Encontro Nacional de Engenharia Civil (ENEC), realizado pelo Confea e o CREA-SP, se encerra na cidade de São Paulo. Ao longo do evento, 500 profissionais integrantes das Câmaras Especializadas de todos os CREAS do país estiveram presentes, discutindo as medidas de aprimoramento da legislação do Sistema Confea/Crea. O encontro contou com representantes do CREA-RS.   

Delegação gaúchaUnião e Protagonismo 
Na solenidade de abertura, os componentes do dispositivo de honra falaram sobre a situação da Engenharia Civil no país e a importância da integração de todas as engenharias para um projeto de retomada do desenvolvimento econômico nacional. O Eng. Agrônomo Ângelo Petto declarou que “hoje é a produção do agronegócio que vem segurando a economia, mas em torno dessa produção exemplar atuam todas as modalidades da Engenharia, e só alcançaremos nossos objetivos ideais com a união de todas as forças do Sistema”.
 
O Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Eng. Murilo Campos, concordou com o depoimento inicial, ressaltando que “o trabalho do Sindicato e da Federação Nacional dos Engenheiros em prol da união de todas as categorias da área tecnológica em torno de objetivos comuns levará a Engenharia novamente ao protagonismo econômico que merece”.
 
A Eng. Cláudia Sornas, Diretora do Fórum das Entidades de Classe do Crea-SP, disse que “o Encontro ocorre em momento significativo para a nossa categoria. A Engenharia brasileira sempre se posicionou de modo estratégico para amparar nossa sociedade. E nesta sua transformação não poderia ser diferente, transformação que vem exigindo esforço mútuo para superarmos as turbulências dos últimos meses”. “Aqui – concluiu a engenheira – podemos enfatizar balizadores do exercício profissional que só ratificam o potencial do Engenheiro Civil comprometido com sua comunidade”.
 
Uma gestão superando a outra 
Na sequência dos pronunciamentos, o Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli (foto acima), apresentou um resumo sobre as principais realizações do Conselho paulista nos últimos 10 meses, enfatizando o fato de que “o Crea-SP nunca fiscalizou tanto em sua história como neste ano de 2017, e só no primeiro semestre”. Em cinco meses o Regional de São Paulo fiscalizou com sua Força-Tarefa Inter-Regional 586 municípios e, segundo Vinicius, “vamos atingir todas as 645 cidades em ações pontuais a ser empreendidas ainda no segundo semestre”. “Foram mais de 52.000 atividades técnicas fiscalizadas”, explicou o Presidente do Crea-SP, “sendo cerca de 50% da área da Engenharia Civil, o que prova a importância de eventos como este”.

Encerrando a programação da quarta-feira, o Presidente do Confea, Eng. José Tadeu da Silva (foto acima), falou sobre o significado da recém-aprovada Lei n° 13.425, de 30 de março de 2017, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público, conclamando as lideranças presentes ao fornecimento de sugestões para uma Resolução que vise à não ocorrência de desastres absurdos como o da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul”. O Eng. José Tadeu citou outras conquistas da categoria, graças à articulação do Conselho Federal, com a parceria de outros Regionais, junto ao Congresso Nacional, como a novíssima Lei n° 13.465, de 11 de julho, que trata de regularização fundiária, e a legislação que vai condicionar as profissões do Sistema Confea/Crea como Carreira de Estado. “Não fosse o alinhamento das forças tradicionais do Sistema junto ao Federal, não teríamos vencido a batalha da manutenção da ART e das nossas anuidades” – concluiu Tadeu, aconselhando o

Presidente do Crea-SP a continuar no seu intento de realizar a melhor gestão da história do Conselho paulista. “Saiba que você realmente está a caminho disso e eu ficarei muito orgulhoso por esse feito” – finalizou.
 

A programação continuou ontem e hoje, com as seguintes palestras e trabalhos:

 ? QUINTA-FEIRA (13/07)
________________________________________
09h00 às 09h45 – “Sobre a necessidade de regulamentação do Art. 75 da Lei n° 5.194/66 e aplicação da Resolução n° 1.090/2017, no tocante ao exercício da Engenharia Civil” – Palestrantes: Eng. Civ. José Gilberto Pereira Campos (Chefe de Gabinete da Presidência do Confea), Ex-Desembargador Alceu Penteado Navarro (Crea-SP).

09h45 às 10h30 – “Condução de denúncias ético-disciplinares na Engenharia Civil” – Palestrantes: Prof. Dr. Eng. Fábio Olivieri de Nobile (Comissão de Ética do Crea-SP), Eng. Antônio de Lima Furtado (Universidade Federal do Acre – UFAC), Eng. Quim. Wanessa Almeida (Confea), Geol. Silvia da Cunha (Confea).

10h30 às 11h15 – “FAPESP e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo” – Palestrante: Eng. Eletron. e Físico Carlos Henrique de Brito Cruz (Diretor Científico da FAPESP e Professor do Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP).

11h15 às 12h00 – Eficácia e eficiência na fiscalização do exercício da Engenharia Civil e adoção do Livro de Ordem – Palestrante: Eng. Márcio Pernambuco (Conselheiro do Crea-SP).

12h00 às 14h00 – Intervalo do almoço.

14h00 às 15h00 – Atividades em grupos de trabalho temáticos – Divisão de grupos em salas – Coordenador e relator do grupo – Composição da mesa dos trabalhos.

15h00 às 16h00 – Atividades em grupos de trabalho temáticos – Discussões de cada tema pelo respectivo grupo de trabalho.

16h00 às 16h30 – Intervalo.

16h30 às 18h30 – Atividades em grupos de trabalho temáticos – Discussões de cada tema pelo respectivo grupo de trabalho.

? SEXTA-FEIRA (14/07)
________________________________________
09h00 às 12h00 – Atividades em grupos de trabalho temáticos – Sugestão de texto referente ao tema de discussão do grupo de trabalho para a Carta do Encontro Nacional da Engenharia Civil.

12h00 às 14h00 – Intervalo do almoço.

14h00 às 16h00 – Apresentação dos textos elaborados por cada grupo de trabalho.

16h00 às 16h30 – Intervalo.

16h30 às 18h00 – Aprovação da Carta do Encontro Nacional da Engenharia Civil.

18h00 às 18h30 – Encerramento.
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação do Crea-SP
Reportagem: Guilherme Mauricio Monteiro - DCO/SUPCEV
Fotos: Guilherme Mauricio Monteiro  e Gustavo Fernandez

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: