Notícia

Delegação gaúcha tem participação importante nos debates da 74ª Soea


Créditos: Arquivo CREA-RS

Cerca de 150 pessoas que fizeram parte da Delegação, entre as outras de todos os Estados do Brasil, se despediu da 74ª Soea, depois de quatro dias, levando da capital do Pará uma bagagem repleta de soluções técnicas, novidades tecnológicas, além da certeza de que suas profissões têm pela frente o desafio de contribuir, e muito, para o desenvolvimento do Brasil. Um agradecimento à Mútua pelo apoio concedido à delegação gaúcha.

Estande do CREA-RS recebeu visita de estudantes do segundo grau

Investimento em tecnologia, parceria entre o setor público e privado, fortalecimento dos sistemas públicos de pesquisa, além da responsabilidade ética na conduta e na forma de exercer a profissão também foram pautados, com o objetivo de serem colocados à disposição do Brasil. 

Parte da delegação ao lado do estande do CREA-RS

A 74ª Soea mostra mais uma vez que a Engenharia e a Agronomia podem fazer a diferença na vida da sociedade brasileira.

Vestimentas e o chimarrão chamaram a atenção de profissionais de outros EstadosO tema deste ano do maior evento da área tecnológica, com cerca de 3 mil participantes, “A Responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento do País, foi também uma oportunidade de reflexão para o atual momento político e econômico que vivemos. 

Palestras lotadasNas diversas palestras, mesas-redondas, encontros nos corredores, bate-papos nos estandes, entre um chimarrão e outro, o assunto recorrente era o mesmo, a Engenharia no cenário socioeconômico e ambiental.

Ávidos por troca de experiências, profissionais e estudantes lotaram as salas em temas como Segurança Contra Incêndio, Cadastro Ambiental Rural, Indústria 4.0, demonstrando que a atualização técnica é fundamental.

A tecnologia brasileira, como a na palestra tecnologia Aeronáutica, que falou sobre a Embraer ressaltou a potencialidade dos profissionais da Engenharia, atraindo a discussão e o debate.

Presidente do CREA-RS na abertura do eventoPara o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, o evento deixar um saldo positivo para os seus participantes, pois sempre é uma oportunidade para unificar procedimentos entre os Creas, pois ocorre uma troca de experiências e conhecimento entre as ações dos Regionais. “Além das palestras técnicas que contribuem para a disseminação das inovações tecnológicas”, avaliou. Também aproveitou para agradecer a presença da delegação gaúcha. “Os profissionais do Rio Grande do Sul tiveram uma participação grande nos debates promovidos nas palestras que lotaram as salas, principalmente em temas que envolvem a responsabilidade da Engenharia e Agronomia”, complementou.

Conselheiro federal Pablo

O conselheiro federal pelo Rio Grande do Sul fez uma análise positiva da 74ª Soea, destacando que o evento é uma oportunidade de debate para a consolidação do exercício profissional. “Este ano, há muito mais palestras técnicas, com temas como mineração, energia, abordando assuntos de diversas modalidades. Mas também estiveram inseridos assuntos sobre a legislação profissional, possibilitando muitas discussões entre as pessoas presentes no evento”, afirmou. 

A partir da esq.: Eng. Eliana, 2ª vice-presidente do CREA-RS, a reitora Lia, da Unipampa, e as integrantes do Fórum de EquidadeA 2ª vice-presidente do CREA-RS, Eng. Agrônoma Eliana Collares, que participa da recém-criada Comissão Temática de Equidade de Gênero e Raça do Confea, ressaltou a importância do tema e sobre as discussões do Fórum de Equidade de Gênero e Raça, realizado  durante a 74ª Soea. “O evento conseguiu ressaltar o compromisso das lideranças com a questão de gênero dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua e a necessidade da divulgação de maior participação feminina. O Fórum apresentou, ainda, case de sucesso sobre a história da reitora da Universidade da Região Campanha/Bagé (RS), Lia Maria Quintana. Foi muito produtivo. Vamos continuar com o trabalho dentro do Sistema para a equidade de gênero”, detalhou. 

Eng. Nanci

 

Para a coordenadora das Inspetorias, Eng. Ambiental Nanci Walter o evento é muito interessante porque é uma oportunidade para conhecer as atividades de outras regiões, com soluções encontradas que podem ser disseminadas. A palestra “Agricultura na Amazônia: Conflitos e Oportunidades”, chamou a sua atenção. “É uma realidade muito diferente para nós do Rio Grande do Sul, mas foi muito interessante e elogiada pelos meus colegas Engenheiros Agrônomos”, contou, destacando ainda que o evento é fundamental para a troca de experiências técnicas entre os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.  

 

Eng. Márcio Marun

O coordenador adjunto da Câmara Especializada de Eng. Civil do CREA-RS, Eng. Civil Marcio Marun Gomes, ressaltou a importância do evento, mas sugeriu que as palestras abordassem mais temas sobre a Engenharia Civil. “Considerando que representamos 21% do Sistema Confea/Crea, gostaria de ter visto mais temas sobre as nossas atividades. Além disso, estamos em um processo eleitoral e seria importante ver um debate sobre o que o Sistema Confea e Mútua pensa sobre o futuro de nossas profissões. Deveríamos ter aproveitado este espaço para ouvir os candidatos à Presidência do Confea e Crea, levando em conta a importância dos profissionais da Engenharia em nosso País”, apontou. 

 

Eng. Nilza

A Eng. Eletricista Nilza Zampieri, conselheira da Câmara de Engenharia Elétrica do CREA-RS, primeira e única Conselheira Federal representante do Conselho gaúcho, aproveitou o tema equidade de gênero para incentivar as mulheres da área tecnológica a participarem mais das atividades do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Para mim, o gênero é a competência e a vontade de fazer a diferença, isto é, sendo um excelente profissional independentemente de ser homem ou mulher”, ressaltou.

 

Baixe as palestras da 74ª Soea

http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=22326&sid=10

Vídeo de encerramento

https://www.youtube.com/watch?v=XO7hCxTGPxM

Veja depoimentos da delegação do Rio Grande do Sul no LIVE do facebook do CREA-RS

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: