Notícia

Fórum sobre Inteligência Territorial nos Campos de Cima da Serra


No dia 30 de outubro, no Centro de Eventos Bortolon, em Vacaria (RS), acontece o Fórum sobre Inteligência Territorial nos Campos de Cima da Serra. 

A Inteligência Territorial Estratégica (ITE) pode ser entendida como um conjunto de ferramentas e métodos aplicados para a compreensão de um território em sua totalidade, através da integração de informações provenientes de diferentes bancos de dados. Essas informações integradas servem para apoiar a tomada de decisão para o desenvolvimento territorial.

O Fórum pretende apresentar ao público (empresários,  técnicos, produtores, estudantes e lideranças) da região de Vacaria o trabalho que vem sendo empreendido desde meados do ano passado com foco na inteligência territorial para os Campos de Cima da Serra. Até o momento já ocorreram dois Seminários no município de Canela, e o Fórum é o terceiro evento sobre o assunto. Com a realização desse Fórum, busca-se a complementação das ações de divulgação e discussão sobre estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da agropecuária na região. Nesta edição o tema principal é o impacto das restrições ambientais ao uso do solo na região dos Campos de Cima da Serra e construção de alternativas.

Na palestra “Perspectivas para a Inteligência Territorial nos Campos de Cima da Serra”, a pesquisadora Lucíola Alves Magalhães (Embrapa) vai abordar os conceitos utilizados pela equipe do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE) da Embrapa Monitoramento por Satélite, especialmente nos estudos de desenvolvimento agropecuário regional com vistas ao apoio do uso da inteligência territorial para a região dos Campos de Cima da Serra. Segundo Magalhães, “para planejar um território é necessário conhecê-lo com o uso de dados e informações estratégicas para tomada de decisões”.

O pesquisador Alexandre Hoffmann, Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, na palestra "Trajetória e Resultados com Inteligência Territorial na Região” vai apresentar um panorama sobre  o desenvolvimento da região dos Campos de Cima da Serra com o enfoque da inteligência territorial, ou seja, mapeando as características físicas, humanas e de infraestrutura, sistematizando as informações já existentes e, sobretudo, usando o conhecimento para planejar o desenvolvimento da agricultura sobre bases mais sustentáveis.

Serviço:
O que: Fórum sobre Inteligência Territorial nos Campos de Cima da Serra
Quando: 30 de outubro 2017 – horário: 9h30 às 16h
Onde: Centro de Eventos Bortolon (Rua Ramiro Barcelos, 471 - Centro – Vacaria, RS)

Inscrições: (http://perguntas.cnpuv.embrapa.br/index.php/573973/lang-pt-BR)

Programação completa 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: