Notícia

Seminário das Inspetorias inicia com foco sobre ação política nos municípios


Evento reúne representantes das 44 Inspetorias. Créditos: Arquivo CREA-RS

Fomentar a ação dos inspetores como representantes do CREA-RS e dos profissionais da área tecnológica nos municípios do Rio Grande do Sul, buscando que atuem ativamente nos debates que envolvem a área nas municipalidades foi o foco do primeiro dia no 33 º Seminário das Inspetorias do Conselho.

Leitura das propostas e dos encaminhamentos resultantes da Carta de Canoas, elaborada no evento de 2016, assim como duas palestras técnicas no painel “Como Fomentar Ações Políticas nas Inspetorias” compuseram também a programação do dia. 

Anfitrião do Seminário, Eng. Civil e de Seg. do Trab. Fernando Brasil Aquino dos Santos

O evento ocorre em São Borja, entre os dias 19 e 21 de outubro, e reúne cerca de 160 representantes do Conselho, entre conselheiros, representantes de Zonal e diretoria. Na abertura do encontro, na tarde de quinta-feira, o inspetor-chefe de São Borja e representante da Zonal Fronteira Oeste - anfitrião do Seminário -, Eng. Civil e de Seg. do Trab. Fernando Brasil Aquino dos Santos, destacou o trabalho realizado durante um ano para receber os inspetores na cidade, “após uma década do último Seminário sediado na cidade”, que possui inspetoria do Conselho há 33 anos. 

Coordenadora das Inspetorias, Eng. Ambiental Nanci WalterEm seguida, a coordenadora das Inspetorias, Eng. Ambiental Nanci Walter, destacou a importância da participação ativa dos inspetores nos debates que ocorrerão durante os três dias de evento. Mencionando a Carta de Canoas, solicitou que os painéis técnicos e debates do evento sejam aproveitados para a construção da Carta de São Borja. “Peço que pensemos no que vamos construir em nosso documento no sábado para que reflitam as nossas intenções. É a nossa essa responsabilidade.”
Eng. Nanci ressaltou, ainda, o desejo e a necessidade de “se fomentar e movimentar as Inspetorias nos municípios”. “Não podemos ficar num papel burocrata. A ideia é que os painéis nos mostrem possibilidades de envolvimento das inspetorias, qualificando os profissionais para que tenham informações e se sintam seguros e amparados para a ação junto aos gestores municipais.” 

Secretario municipal de Planejamento, Sérgio MunizRepresentando a Prefeitura Municipal, o secretario de Planejamento, Sérgio Muniz, destacou o legado histórico de São Borja, com seus quatro presidentes, entre eles Getúlio Vargas e João Goulart, e desejou uma boa acolhida a todos. Lembrou, ainda, as intempéries causadas pelo temporal que atingiu a região na noite anterior à abertura - causando queda de árvores e postes de luz, e gerou falta de energia e bloqueio de estradas - como um momento que demonstra a importância das engenharias e profissões tecnológicas. “Com esses eventos extremos da natureza, vemos como é necessário o planejamento da infraestrutura de nossos municípios e da rapidez de atendimento das áreas que envolvem a engenharia”, afirmou. Por fim, exaltou a parceria do Crea com a Prefeitura, que permite a qualificação das ações fiscalizatórias. 

Presidente em exercício do CREA-RS, Eng. Civil Paulo Teixeira VianaAo final, o presidente em exercício do CREA-RS, Eng. Civil Paulo Teixeira Viana, após agradecer o trabalho de todos os envolvidos na organização do Seminário, ressaltou os objetivos do evento, que busca “debater com os inspetores ações concretas de atuação do Conselho nas diferentes regiões onde atuam, valorizando ainda mais os profissionais, servindo e defendendo a área tecnológica.”
Destacou, ainda, a importância da ampla participação dos profissionais gaúchos nas eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, a ocorrer no dia 15 de dezembro. “É por meio do voto que os profissionais irão escolher quem irá representá-los pelos próximos três anos. Essa escolha deve ser feita com consciência e após uma análise das propostas do candidato e de sua viabilidade de aplicação, além do histórico pessoal e político do candidato.”

No exercício da Presidência, assegurou a continuidade do trabalho que tem sido realizado durante todo ano para tornar o CREA-RS um Conselho mais eficiente e modernoTambém assegurou, no exercício da presidência, a continuidade do trabalho que tem sido realizado durante todo ano para “tornar o CREA-RS um Conselho mais eficiente e moderno, com maior visibilidade para a sociedade, e que garanta a verdadeira valorização profissional.”

Nesta edição, serão eleitos, ainda, os novos coordenadores das Inspetorias, e também contará com um espaço para apresentação dos candidatos à presidência do Confea, CREA-RS e Diretoria-Geral da Mútua, com mediação da Comissão Eleitoral Regional (CER-RS), assim como uma homenagem, nesta sexta-feira, a ex-inspetores de São Borja.   

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: