Notícia

Construção a seco garante maior agilidade em execução de obras


Créditos: Arquivo Divulgação

Empreendimentos que utilizam tecnologia possuem desempenho superior quando comparado com alvenaria tradicional. Um dos principais ganhos que a tecnologia da construção a seco proporciona ao mercado é a maior agilidade na conclusão do empreendimento. No entanto, os benefícios não param por aí, destacam-se ainda o baixo impacto ambiental, melhores condições de conforto térmico e acústico e custo-benefício.

Este é um dos aspectos que será debatido no 1° Encontro Regional de Construção a Seco, que ocorre na segunda e terça-feira (06 e 07/11), na Unisinos, em São Leopoldo.

A diretora do evento, Luana Carregari, explica que dependendo do projeto o sistema é capaz de adiantar de 50 a 70% o prazo de conclusão de um empreendimento e tem desempenho superior, quando comparado com a alvenaria tradicional.

"Casas de alto padrão, de 400 m², ficam prontas em 120 dias, levando em consideração a automação e decoração. No método convencional levaria cerca de no mínimo um ano. Casas populares, de até 40 m², são mais rápidas ainda, após a fundação podem ser entregues em quatro dias, quando a obra poderia se estender por até tres meses", exemplifica Luana.

A técnica construtiva também faz bem ao meio ambiente, visto que o aço, utilizado na estrutura dos empreendimentos, tem forte característica reciclável e pode ser aproveitado até 100% do material. Por sua característica “seca”, também não utiliza água e na fundação é possível reduzir em 70% o uso de cimento.

"A construção a seco está alinhada com a nossa forma de vida e com as questões ambientais do nosso tempo. É um avanço tecnológico na construção civil, tornando inconcebível pensar em sistemas de alvenaria estrutural e artesanal como eram feitas até então", complementa Luana.

Esta visão é compartilhada pelo 1º diretor administrativo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), Engenheiro Civil e Seg. Segurança do Trabalho Astor Grüner. "Sem dúvida a construção a seco vem ganhando muito espaço no mercado e vemos isso com muita positividade, pois agrega valor ao melhorar as condições de conforto acústico e térmico, reduz custos, retrabalho e tempo de execução. Além disso, os engenheiros têm garantia de que suas prescrições serão executadas por profissionais mais qualificados", considera Grüner.

A programação do 1° Encontro Regional de Construção a Seco ocorre no período da tarde, a partir das 14h, em ambos os dias. Inscrições e informações podem ser obtidas no site construcaoasecolsf.com.br.
Fonte: PlayPress

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: