Notícia

Agrônomos comemoram 70 anos de formatura e visitam FAEM


Créditos: Comunicação UFPEL

Começava a Guerra Fria, o incidente em Roswell acendia mistérios em ufologia, Carmen Miranda estrelava o filme Copacabana, e os Agrônomos Mário Barbosa de Mattos e Wilson Alves de Oliveira recebiam o diploma.Sete décadas depois, os colegas voltaram à Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para celebrar a data histórica.

Graduados em 10 de dezembro de 1947, Mattos e Oliveira foram recebidos pela comunidade da FAEM nesta sexta-feira (8), dia em que a Unidade celebrava 134 anos de fundação. Dentre as memórias e os encontros carinhosos com familiares e amigos, os “formandos” receberam homenagens e saudações de admiração pela marca atingida.

Do alto de seus 93 anos, Mattos e Oliveira lembraram do tempo da faculdade, da trajetória profissional e da importância da produção do conhecimento pelas gerações futuras. Em nome da FAEM, o vice-diretor Antônio Costa de Oliveira destacou que os visitantes presenciaram mais da metade da trajetória da Faculdade. “A FAEM não é nada senão aqueles que a fazem e que levam seu nome aos quatro cantos do país e também fora dele. Tê-los aqui é um privilégio”, disse. Ambos receberam diplomas de honra ao mérito e inauguraram uma placa no saguão da Faculdade.

Sempre sorridente, Mattos falou sobre a alegria de ser Agrônomo e relembrou a felicidade e o prestígio da noite da formatura, que lotou o Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense. Orador da turma, Mattos falou sobre o futuro da sociedade brasileira e a profissão. “O Agrônomo não só ensina, mas aprende com o agricultor. Não podemos ser dogmáticos, mas flexíveis”, disse, lembrando ainda que a turma costumava se reunir anualmente e sempre esteve unida apesar dos mais diferentes pensamentos filosóficos que possuía. “Recebemos essa homenagem em nome dos nossos dez de 1947”, ressaltou.

Para Wilson de Oliveira – que foi professor da FAEM por quase 40 anos e dá nome ao Auditório da Faculdade -, é uma satisfação receber uma homenagem desta grandeza. “São momentos de grande emoção. Meus colegas, penso no que estão fazendo para o bem da pesquisa e do ensino, e que utilidade terão esses conhecimentos no dia de amanhã. Vocês são estimulados a continuar trabalhando em benefício da FAEM. Não podemos parar. Vão para frente”, exortou.

O professor e diácono Flávio Herter conduziu um momento de reflexão, quando foi realizada a Oração dos Formandos. O professor aposentado da FAEM Manoel Maia falou, no descerramento da placa, que a Faculdade tem a característica de ter egressos comprometidos e que representam a história – em especial Mattos e Oliveira, que transmitiram conhecimentos como extensionista e professor. “Essas duas pessoas têm um valor imenso por tudo o que fizeram. São exemplos nossos”, pontuou.


Ao final da solenidade, os dois colegas foram até a árvore que plantaram nas comemorações dos seus 50 anos de formados.

Fonte: Comunicação UFPEL

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: