Conselhos Agropecuários da fronteira se reúnem em Alegrete


Representantes dos Conselhos da região da fronteira

Créditos: AEAA

No dia 10 de janeiro, uma delegação do Conselho Agropecuário de Cacequi (Comagro), compreendida por seu presidente, Jorge Salomão, pela Méd. Veterinária da Emater Monica Foldenauer, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cacequi Juarez Copetti e pelos membros do executivo municipal de Cacequi Ruan Caramês, Glauber Fantinel, Fagner Fernandes e Carlos Gonçalves estiveram em Alegrete para conhecer as atividades do Programa Mais Leite Alegrete.

A comitiva foi recebida na Secretaria de Agricultura e Pecuária de Alegrete (SAP) pelo presidente em exercício do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Alegrete (CMDA) Eng. Agrônomo Leonardo Cera, pelo Zootecnista Roberto Pereira e pelo Diretor Geral da SAP, José Pedro Rosso Gomes.

Foi realizada ainda na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA), junto a Inspetoria de Alegrete do CREA-RS, uma apresentação pelo Eng. Agr. Leonardo Cera sobre o Programa Mais Leite Alegrete. Nesta apresentação foram mostrados os trabalhos realizados em conjunto pelas quatro entidades que juntas formam o programa – SAP, Emater, Fundação Maronna e Acripleite. Entre os assuntos, foi destacado o Projeto Balde Cheio que teve o objetivo de capacitar os técnicos dessas entidades, trabalho desenvolvido na prática em propriedades rurais denominadas Unidades Demonstrativas.

Também foi apresentado sobre o projeto Áreas Perenes para implantação de forrageiras nas propriedades assistidas que está na sua quinta edição e tem por objetivo diminuir custos de produção, assim como dependência de máquinas externas as propriedades, diminuir o período de vazio forrageiro e fornecer um alimento de excelente qualidade aos animais.

Ainda, no período da manhã, a delegação foi conhecer o Tambo da Fundação Maronna, Acripleite e Unipampa na localidade do Capivari, interior do município de Alegrete. No local foram recebidos pela zootecnista Nairele Bilhalva da Fundação Maronna que apresentou sobre os objetivos do Tambo, entre eles a validação de pesquisas agropecuárias, a capacitação de técnicos do setor e a formação de mão de obra para a atividade leiteira, ainda lembrou que o projeto é de âmbito regional e que os produtores e técnicos de Cacequi serão bem vindos para os cursos.

Essas trocas de informações e experiências entre as cidades vizinhas são importantes para que se construa uma bacia leiteira regional sólida, permitindo a diversificação da produção local, mantenha as famílias no campo com produção, dignidade e geração de renda.

Fonte: AEAA

REDES SOCIAIS
  • Disque-Segurança

    0800 510 2563

  • suporte ART

    0800 510 2100

  • Ouvidoria

    0800 644 2100

  • Outros telefones
  • Atendimento Central

    51 3320 2100

Atendimento ao Público

Das 9h15 às 17h45

Não fechamos ao meio-dia.

Rua São Luís, 77 - Porto Alegre - RS

CEP: 90620-170

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul

by