35 anos do CREA-RS em Vacaria

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul conta com a atuação de 44 Inspetorias. Entre elas, a Inspetoria de Vacaria, criada em 10 de fevereiro de 1983, para atender às demandas dos profissionais e empresas da região com mais eficiência e celeridade. As Inspetorias aproximam o Conselho da comunidade e dos profissionais, cumprindo assim com sua missão de defender os interesses sociais e humanos e promover a valorização profissional, o desenvolvimento sustentável e a excelência do exercício das atividades técnicas. A diretoria da Inspetoria de Vacaria é composta pelo Inspetor-Chefe Eng. Civ. Maurício Costa Boeno, o Inspetor-Secretário Eng. Agr. Elton Júnior de Souza e o Inspetor-Tesoureiro Eng. Amb. Adriano Borges Pires e tem aproximadamente 1195 profissionais cadastrados.  Na área administrativa atuam os funcionários Vanderléa Faxina (ass. administrativa) e Antônio Amarante (agente fiscal).

Funções da Inspetoria
- Fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior, de forma a assegurar a prestação de serviços técnicos ou execução de obras com participação de profissional habilitado.
- Divulgação da legislação do Sistema Confea/Crea e Mútua e do Código de Ética.
- Incentivo a ações de capacitação e aprimoramento técnico junto às entidades de classe da área tecnológica.

Composição da Inspetoria
- Inspetores: chefe, secretário e tesoureiro.
- Inspetores membros de Comissão: cada Inspetoria conta com Comissões Especializadas ou Multimodais de apoio à fiscalização, composta por profissionais de acordo com a sua modalidade profissional e domiciliados nos municípios abrangidos pela Inspetoria.
Os inspetores possuem função honorífica e atuam nas Inspetorias em busca de uma participação mais ativa dos profissionais nas discussões técnicas para o desenvolvimento de cidades, regiões e Estado. Entre as atuações, destacamos a participação nos Conselhos municipais e de órgãos públicos.

Serviços
- Atendimento e recebimento de documentações para registro de profissionais, empresas, atestados de capacidade técnica, certidões, reativação de registro, emissão de boletos referentes à taxa e anuidades, emissão de termo de acordo (parcelamento) de débitos de anuidades e auto de infração.

Convênios
- Cooperação Técnica de Fiscalização com órgãos públicos para a troca de informações recíprocas sobre os serviços técnicos prestados e sobre as obras executadas, nos municípios de abrangência da Inspetoria de Vacaria. O objetivo é permitir a identificação mais célere destas ações que estejam sem profissional responsável técnico e/ou sem o correto licenciamento municipal.
- Termo de Mútua Cooperação, embasado na Lei Federal Lei nº 11.888/08, de redução da taxa de ART para obras sociais nos municípios acessado pelas prefeituras, Sindicatos do Trabalhadores Rurais e Cooperativas Habitacionais Rurais.