Reuniões, plano de trabalho e agenda do ano no Encontro de Líderes

Reunião CEEP. Créditos: Arquivo Confea

Menos de 24 horas depois de eleitos para um mandato de um ano, coordenadores nacionais e adjuntos das Coordenadorias de Câmaras Especializadas e das Comissões de Ética dos Creas participaram da 1ª Reunião Regimental da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), comissão permanente do Confea que trata de questões relativas à ética e ao exercício profissional e que tem em sua composição os conselheiros Ronald Santos, João Bosco de Andrade Lima Filho e Edson Delgado.

Ao comandar a reunião, Ronald tratou do funcionamento das Câmaras e lembrou do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu), como recurso para implementar as ações a serem definidas pelos fóruns.

Os coordenadores, titulares e adjuntos, elegeram seu representante junto à Comissão Organizadora Nacional da 75ª Soea, Jovanilson Faleiro de Freitas, do Crea-GO e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica. Eles também indicaram Kleber Souza dos Santos, coordenador da Câmara de Agronomia, para representar o fórum no Conselho de Comunicação e Marketing, do Confea.

As diretrizes da CEEP e a falta de uniformização na principal atividade-fim dos Creas, a fiscalização e o trâmite dos processos de ética também foram tratados pelos coordenadores, que ainda hoje definem seu plano de trabalho e a agenda de encontros do ano.

Colégio de Presidentes

O detalhamento da resolução que discrimina a atuação das Comissões Permanentes foi destaque na reunião do Colégio de Presidentes, realizada na manhã da quinta-feira (22), sob coordenação de Francisco de Almeida, que também preside o Crea-GO. “União” foi uma das expressões mais usadas.

Recursos para a fiscalização e para a implantação do Livro de Ordem Eletrônico, fiscalização de órgãos públicos, maior investimento em redes sociais  e fortalecimento de programas como o Prodesu foram alguns dos temas debatidos.

Também na manhã desta quinta-feira, o Colégio de Entidades Nacionais (Cden), sob o comando de Wilson Lang, discutiu seu plano de trabalho.

Fonte: Maria Helena de Carvalho e Henrique Nunes / Equipe de Comunicação do Confea