Prédios da Capital são alvos da fiscalização do CREA-RS

Edificações da rua Riachuelo foram o foco da ação. Créditos: CREA-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) realizou, em três dias, de 13 a 15, está realizando uma Blitz de Fiscalização nos prédios da área central de Porto Alegre.

A blitz é a continuação das ações ocorridas nos anos de 2016 e 2017, com o objetivo de verificar as responsabilidades técnicas exigidas nos Laudos de Inspeção Predial (LTIP), laudos estruturais de marquises e sacadas, manutenção de elevadores, Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e Laudo de Estanqueidade da Central de Gás.

Os serviços, que devem ser realizados por profissionais e empresas legalmente habilitados, garantem a segurança dos moradores e frequentadores dos edifícios. A rua Riachuelo, conhecida por ter uma grande circulação de pessoas e também pelos prédios antigos e conservados, novos e modernos, foi um dos alvos da ação.

A maioria dos locais visitados não apresentou toda a documentação de fiscalização em dia. Por esta razão, o Conselho reafirma a necessidade desta ação, que também é orientativa, para alertar proprietários e responsáveis pelos imóveis da importância de ter uma documentação atualizada e feita por profissionais registrados.

Uma das ferramentas utilizadas pelos fiscais, na verificação dos itens que deverão constar em cada empreendimento, é o aplicativo desenvolvido há dois anos, o Infofisc. Permite que os responsáveis pela blitz preencham o relatório de fiscalização no momento da inspeção, além de consultar as ARTs, registro de empresas e profissionais e arquivar as fotos das marquises, prédios e manutenção de elevadores.

Segundo o agente fiscal, Rafael Godinho, o aplicativo permite que as informações possam ser passadas por meio do comando de voz.

Agente fiscal conversa com a síndica do ed. Guarujá IV

Para Elza Azevedo, síndica há dois anos do condomínio Guarujá IV, há sempre uma grande preocupação em relação a segurança do prédio. Ela relata que acompanha a prestação de serviços da administradora quanto à manutenção da edificação. Segundo ela, a importância em ter uma fiscalização deste tipo é enorme por prezar pela segurança não só do prédio, mas também de todos os moradores.

Deixa à mostra os documentos, como o Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) e outros, em um mural na entrada para facilitar as ações de fiscalização e o conhecimento dos moradores.

A ação pretende atuar em cerca de 400 empreendimentos da região central de Porto Alegre.