Notícia

Rio Grande do Sul recebe 31ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico


A segunda edição de 2018 do Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE), tradicional congresso itinerante do setor elétrico brasileiro, acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto na cidade de Canoas (RS). O objetivo do evento é levar conhecimento técnico e atualizado para os profissionais da região. 

Criado em 2010 pela Atitude Editorial, que edita a revista O Setor Elétrico, o CINASE é um evento técnico itinerante, composto por congresso e área de exposição, cujo intuito é discutir as principais técnicas e tecnologias que envolvem toda a cadeia do setor elétrico, desde a geração até a instalação elétrica final de baixa e média tensão. Para isso, o congresso conta com a coordenação dos engenheiros Jobson Modena, especialista em proteção e aterramento, coordenador da comissão que revisou a recém-publicada ABNT NBR 5419 (SPDA), e José Starosta, especialista em eficiência energética, membro das diretorias do Deinfra/Fiesp e da Sociedade Brasileira de Qualidade de Energia (SBQEE).

O CINASE é constituído por dois dias de evento. As palestras são ministradas por especialistas com experiência comprovada em suas áreas de atuação e seguem um cronograma organizado que parte da geração até chegar às instalações propriamente ditas. Em Canoas, o congresso terá início com uma palestra magna de abertura sobre o panorama e o futuro do setor elétrico brasileiro a ser realizada pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE). 

Outros temas abordados incluem: especificação de painéis de média tensão e a revisão da ABNT NBR IEC 62271-200; operação, manutenção e ensaios em subestações; qualidade de energia; energia solar fotovoltaica; andamento do processo de revisão da norma de instalações de baixa tensão, a ABNT NBR 5410; impactos da nova NBR IEC 61439-1; segurança do trabalho; e iluminação. 

As palestras dos especialistas são intercaladas com mini palestras técnicas feitas por convidados da indústria, que aproveitam o espaço para apresentar, tecnicamente, novas tecnologias e aplicações de soluções que tenham relação com as apresentações principais. 

Para promover o networking e facilitar a comunicação entre participantes, palestrantes e empresas expositoras, o evento conta com uma ferramenta interativa para auxiliar os participantes antes, durante e depois do congresso. Com o aplicativo, que leva o nome do evento, os congressistas conseguem fazer perguntas e os palestrantes respondê-las, além de permitir ações promocionais e fomentar o relacionamento entre todos os participantes: congressistas, palestrantes, organizadores e patrocinadores do evento.

Premiação
A novidade desta edição é o lançamento do Prêmio O Setor Elétrico de Qualidade das Instalações, premiação que visa reconhecer as melhores práticas da engenharia aplicadas em instalações elétricas de baixa e de média tensão. 

Em sua segunda edição, o Prêmio reconhecerá os melhores projetos, incluindo instalação comercial, hospitalar, prédios residenciais, geração distribuída, sistemas de iluminação, entre outros, que obedeçam a critérios como atendimento à normalização técnica, eficiência energética, redundância e contingência, etc. 

Serão seis vencedores, um para cada uma das seguintes categorias: Instalações elétricas industriais e comerciais; Pesquisa e desenvolvimento; Energia renovável; Inovação tecnológica; Projeto luminotécnico e Projeto do ano.

Poderão se inscrever na premiação projetos localizados nas regiões do Rio grande do Sul, Rio de Janeiro e Ceará (realizado em maio) regiões que receberão o CINASE em 2018. A cerimônia de entrega da segunda edição do prêmio será realizada na noite do dia 07 de agosto, abrindo o evento.

Projetos da região do Rio Grande do Sul têm até o dia 30 de junho para serem inscritos. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.premioose.com.br/ 


Serviço:
Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE)
08 e 09 de agosto
Centro de Eventos ParkShopping Canoas - Avenida Farroupilha, 4545 - Mal. Rondon, Canoas - RS
Mais informações: www.cinase.com.br 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: