Coordenadores da Engenharia de Segurança do Trabalho realizam visita técnica

No segundo dia da reunião os coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho, que ocorre no CREA-GO, os conselheiros estiveram em visita técnica à Eletrobrás Furnas – Divisão de Tecnologia, localizada na cidade de em Aparecida de Goiânia. No local estão instalados os laboratórios de Furnas.

Eng. de Seg. do Trab. Nelson Burille, o coordenador da CEEST do CREA-RS, destacou a ida ao túnel de vento de circuito aberto, que está em fase final de instalação. “Trata-se no maior túnel de vento destinado a ensaio de estruturas metálicas de torres de transmissão de energia elétrica do País”, explicou. O túnel tem comprimento total de 27 m; câmara de ensaio de 1,5 m x 1,5 m x 4,5 m; razão de contração de 8:1; e velocidade máxima de fluxo de 40 m/s.

Eng. Burille, do CREA-RS, apresentou proposta sobre a apreciação de novos cursos pelo Confea

À tarde, Eng. Burille apresentou proposta, que foi aprovada por unanimidade, sobre a alteração do Decreto nº 9.235, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no Sistema Federal de Ensino. “O objetivo é que os cursos de Engenharia, antes da autorização por parte do MEC, sejam submetidos à apreciação do Confea, a exemplo dos cursos de Direito com relação ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.”