Notícia

Saneamento é tema de encontro na Inspetoria do CREA-RS em Uruguaiana


Créditos: Arquivo CREA-RS

Engenheiros Agrônomos e Civis conheceram o cronograma e o balanço dos investimentos para a modernização do sistema operacional de água e ampliação da coleta e tratamento de esgoto de Uruguaiana. O encontro ocorreu na sede na Inspetoria do CREA-RS no município, no último sábado (14), e reuniu inspetores do CREA-RS  de diversos municípios do oeste do Estado.

A equipe da BRK Ambiental apresentou o avanço do cenário dos últimos sete anos no segmento, período em que o município passou de 9% para 91% de atendimento em esgoto, num investimento de R$ 140 milhões. 

Encontro contou com a presença de inspetores e área de saneamento do município

Durante o encontro, foram abordadas questões importantes como as mudanças operacionais e tecnológicas do tratamento, os programas para otimizar a utilização da água bem como os desafios para a universalização dos serviços, ou seja, garantir coleta e tratamento do esgoto de todas as casas abastecidas com água potável.

“Uruguaiana está à frente no Rio Grande do Sul, com um dos maiores índices de saneamento. Por isso, buscamos compartilhar essas informações com todos os públicos, buscando a sensibilização para a importância do serviço para a saúde da população”, explica Anderson Cruz, do setor de Responsabilidade Socioambiental da concessionária.

Reunião da Zonal Fronteira Oeste antecedeu apresentação sobre situação do saneamento em Uruguaina

Após o encontro, o grupo realizou uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água. Foram apresentadas todas as estruturas técnicas da unidade, como as obras da nova estação de bombeamento de água e o Centro de Controle de Operações. “O Centro monitora em tempo real, 24 horas por dia, todos os equipamentos e movimentações das redes de água e esgoto. Essa operação garante mais agilidade e precisão operacional para qualquer atividade equipes”, revela Adriano Palhares, engenheiro do setor de Investimentos da BRK Ambiental.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: